Seis pessoas morreram e duas ficaram feridas na véspera de Natal, no sábado (24), após um ônibus cair de uma ponte e despencar por dezenas de metros em um rio no noroeste da Espanha. O acidente ocorreu pouco antes das 21h30 (17h30 em Brasília), no município de Cerdedo-Cotobade, localizado na Galícia, perto da fronteira com Portugal, divulgaram as autoridades locais nesse domingo (25).
Ao todo, oito indivíduos estavam no ônibus, que viajava entre as cidades de Lugo e Vigo. Entre as vítimas, duas sobreviveram: o motorista, de 60 anos, e uma mulher. Os outros seis passageiros foram encontrados mortos, segundo informações das equipes de resgate, que compartilharam nas redes sociais uma imagem do veículo.
Segundo a Defesa Civil, cinco espanhóis da Galícia estão entre os mortos, incluindo uma mãe e seu filho. A sexta vítima fatal é uma mulher de nacionalidade peruana que cuidava de um idoso em Cerdedo-Cotobade. As duas primeiras vítimas foram encontradas próximas aos destroços do ônibus, poucas horas após o acidente. Os corpos das outras quatro pessoas foram recuperados no rio Lérez, onde ocorreu a tragédia, segundo a Defesa Civil.
"As equipes de resgate confirmam que todas as pessoas desaparecidas foram resgatadas", disse o Serviço de Emergência da Galícia no Twitter, especificando que as buscas seriam concluídas.
Entre os passageiros do ônibus estavam pessoas que visitavam parentes detidos na prisão de Monterroso, localizada no centro da Galícia, na véspera de Natal, informou o jornal regional La Voz de Galicia.
Um motorista deu o sinal de alarme após verificar que a barreira de segurança da ponte estava destruída. O serviço de emergência recebeu uma chamada de dentro do ônibus, o que permitiu localizar o veículo.
As operações de resgate foram complicadas pelas intensas chuvas que caíram durante a noite e também pelo relevo da região.
'Tragédia absoluta'
O incidente "é uma tragédia absoluta", disse à imprensa o prefeito de Cerdedo-Cotobade, Jorge Cubela, destacando o "profissionalismo" das equipes de resgate enviadas ao local.
Sob a ponte existe "um grande desnível" de "trinta metros", confirmou um porta-voz da Defesa Civil. Em comunicado, os socorristas reportaram chegar a atingir os 75 metros em determinadas partes. Estas condições obrigaram que os trabalhos de busca fossem suspensos por várias horas e retomados na manhã deste domingo.
Uma investigação foi aberta para apurar as causas do acidente, ainda desconhecidas. Segundo o porta-voz da Defesa Civil, o motorista do ônibus tem experiência ao volante e, além disso, testou negativo para álcool e drogas.
“Ainda não sabemos com certeza as causas”, mas “é verdade que as condições climáticas estavam muito ruins ontem à noite (sábado)”, confirmou o presidente da comunidade da Galícia, Alfonso Rueda.
WhatsApp do Diário do Nordeste
Viu alguma situação que pode virar notícia? Ou tem alguma sugestão de pauta? Fale com a gente pelo WhatsApp do Diário do Nordeste.