Durante mais uma rodada das negociações, nesta quinta-feira (3), as delegações da Rússia e Ucrânia concordaram com um terceiro encontro que ocorrerá na próxima semana e também com a criação de corredores humanitários para a retirada de civis das áreas de conflito e a entrada de medicamentos.
Após o término da reunião, o assessor presidencial ucraniano, Mikhailo Podolyak, publicou a informação em seu Twitter. "A segunda rodada de negociações terminou. Infelizmente, os resultados que a Ucrânia precisa não estão disponíveis. Só há solução para a organização dos corredores humanitários", disse.
The second round of negotiations is over. Unfortunately, the results Ukraine needs are not yet achieved. There is a solution only for the organization of humanitarian corridors... pic.twitter.com/0vS72cwYSX
— Михайло Подоляк (@Podolyak_M) March 3, 2022
Mikhailo Podolyak disse ainda que os russos tentam forçar termos que a Ucrânia nunca poderia aceitar para afirmar que a Rússia é a parte mais disposta a negociar. "A única coisa que posso dizer é que discutimos em detalhe os aspectos humanitários, pois muitas cidades estão atualmente cercadas. Há uma situação dramática de alimentos, remédios e possibilidades de evacuação". Isso inclui "a possibilidade de um cessar-fogo temporário durante o período de evacuação" declarou.
Por sua vez, o chefe da delegação russa, Vladimir Medinsky, assinalou que as conversas se concentraram em temas humanitários, militares e na "futura solução política do conflito". Existe um "entendimento mútuo" sobre "certos pontos", disse o representante russo, que acrescentou que "o tema principal resolvido hoje diz respeito ao resgate de civis que se encontravam na zona de conflito". "Acredito que isso é um progresso significativo", opinou Medinsky.