Aarrav Anil, um jovem indiano de 17 anos, criou uma colher inteligente para pessoas que sofrem de tremores nas mãos, sintomas muitas vezes adquiridos com o Mal de Parkinson. A sua maior inspiração para criar o utensílio foi o tio, Arjun, de 70 anos.
Segundo o artigo do jornal The Guardian de 25 de outubro, “a visão dos tremores do tio do garoto a abanar a colher de forma tão violenta inspirou Aarrav, de Bengaluru, no sul da Índia, a encaminhar os seus estudos para a robótica. Fechou-se no seu quarto com microcontroladores, sensores, motores e uma impressora 3D".
O resultado foi um protótipo de uma colher inteligente que está agora a ser testada no RV College of Physiotherapy em Bengaluru. Os sensores da colher a pilhas detectam os tremores de um lado e ativam o movimento do outro, anulando as vibrações, de forma a manter a colher estável. Para Aarrav, este é o culminar de um interesse de 10 anos por mecânica, que começou quando a sua mãe comprou para ele um conjunto da marca Lego.
Atualmente, o jovem já representou a Índia em mais de 20 competições de robótica em todo o mundo. A colher inteligente, no entanto, não é completamente original. Algumas empresas americanas vendem algo semelhante, mas custam mais de 200 dólares (164 libras).
Sabendo que é um preço insuportável para a maioria dos indianos, Aarrav calcula que a sua colher custará cerca de 80 dólares. Os ensaios na faculdade e o processo de validação deverão estar concluídos no início de 2024 e os resultados serão publicados numa revista médica. Depois disso, Aarrav espera fabricá-la em pequena escala, inicialmente para hospitais.