Quase dois mil automóveis saem da cidade ucraniana de Mariupol por um corredor humanitário

O acesso liberado para moradores liga Mariupol a Zaporizhzhia, através de Berdiansk

A Prefeitura de Mariupol, cercada por forças russas e os separatistas pró-Moscou, informou nesta terça-feira (15) que quase dois mil veículos conseguiram sair da cidade através de um corredor humanitário.  

"Outros 2.000 carros estão esperando para sair da cidade", afirmou a prefeitura de Mariupol, que não revelou quantas pessoas conseguiram fugir da cidade portuária, onde as condições de vida são precárias, após dias de bombardeios e cerco.

Nessa segunda-feira (14), 160 veículos conseguiram sair, de acordo com as autoridades locais, o que demonstra que após uma série de fracassos, devido à impossibilidade de alcançar um cessar-fogo no conflito, as retiradas de civis aceleraram.

O corredor humanitário para os carros liga Mariupol a Zaporizhzhia, através de Berdiansk, uma distânica de 270 km.

Situada a 55 km da fronteira russa e a 85 km do reduto separatista de Donetsk, Mariupol é a maior cidade ainda sob controle de Kiev na região do Donbas, onde ficam Donetsk e Lugansk.

Novas tratativas

Ainda nesta terça-feira (15), Ucrânia e Rússia retomaram a quarta rodada de negociações para um cessar-fogo.

"As negociações estão em andamento", afirmou no Twitter Mykhailo Podoliak, negociador e conselheiro do presidente ucraniano Volodimir Zelensky. 

Entre os assuntos que devem ser abordados estão "um cessar-fogo e a retirada das tropas" russas do território ucraniano, acrescentou Podoliak.