Pesquisadores de uma universidade na Turquia afirmam ter encontrado o pão mais antigo do mundo, que teria sido feito em 6.600 a.C. A descoberta foi feita em 2021, mas a análise foi divulgada na última terça-feira (5) no site da Universidade Necmettin Erbakan.
O pão de 8.600 anos foi encontrado dentro de um forno do período neolítico no campo de escavação Çatalhöyük, localizado em Konya, no centro-sul da Turquia. No local, também foram encontrados trigo, cevada e sementes de ervilha.
Paleontólogos e cientistas da Universidade Necmettin Erbakan analisaram o material encontrado. “Com documentação cuidadosa, entendeu-se que o pequeno e redondo achado esponjoso no canto do forno era pão", diz a publicação feita no site.
"As análises mostraram que esse achado foi misturado com água e farinha, deixado por um tempo, fermentado e cru. Vimos que estava nessa forma, preparado próximo ao forno, mas não assado ou cozido. Foi uma descoberta emocionante. Não há nenhum achado nesta forma semelhante ao pão encontrado até agora. Nós o chamamos de o pão mais antigo conhecido. É uma descoberta emocionante para a Turquia e para o mundo", declarou o professor da Universidade de Gaziantep, Salih Kavak, que participou das análises.