Nuvens de poeira encobriram parte da Grécia, nessa terça-feira (23), deixando o céu da capital Atenas alaranjado. Autoridades consideram o episódio um dos piores do tipo a atingir o país desde 2018 e emitiram avisos de perigo a saúde.
A névoa amarelo-laranja sufocou várias regiões, reduzindo a visibilidade e gerando alerta de risco respiratório. Nas redes sociais, residentes compartilharam imagens do evento.
#Athens right now. Absolutely no filter used. pic.twitter.com/giQbpN5BS7
— George Negas (@GeorgeNegas) April 23, 2024
Yea I witnessed the weirdest sky over Athens yesterday pic.twitter.com/m8zvkACwA0
— Electric KC⚡️ (@EKC_DAO) April 24, 2024
O fenômeno foi provocado por ventos fortes que transportaram poeira do deserto do Saara, no continente africano, através do Mar Mediterrâneo, para a nação europeia.
O serviço meteorológico grego informou, conforme o portal CNN, que as condições climáticas dessa terça favoreceram o movimento da nuvem de poeira e se manifestou em “concentrações aumentadas na atmosfera”, especialmente na região sul.
A previsão é que a poeira comece gradualmente a diminuir na manhã desta quarta-feira (24), e a partir do meio-dia (horário local) em diante deve limitar-se ao leste, conforme o órgão. Além da Grécia, o fenômeno também atingiu o Chipre, país do Mediterrâneo oriental.