A estadunidense Elisabeth Anderson-Sierra entrou para o Guinness World Records como a mulher que mais doou leite materno no mundo. O recorde foi anunciado por ela, nesse sábado (15), através das redes sociais.
Ao longo de 9 anos, ela doou mais de 1,6 mil litros de leite a outras famílias.
Mãe de três filhos, ela parou de amamentá-los há alguns anos. Contudo, ela continuou a produzir leite materno por conta de uma condição médica rara chamada hiperlactação, que faz com que o corpo produza mais leite do que o necessário.
“Estava apenas com 13 semanas de gravidez e já produzia 600 ml de leite por dia. Hoje, esse número já é 10 vezes maior. Agora eu bombeio cerca de 6 litros por dia”, disse em entrevista ao site Today.
Segundo ela, é necessária uma intervenção médica para resolver a condição - algo que ela pretende fazer, embora não imediatamente. Por enquanto, ela continua a usar bombas para retirar o leite e ajudar outras famílias e instituições.
“Normalizar a amamentação e a doação de leite é meu principal objetivo. Mas sei que esse modo de vida não pode continuar para sempre, em algum momento terei que decidir que tipo de intervenção médica tomar para encerrar esta etapa da minha vida”, afirmou na mesma entrevista.