Morreu, aos 91 anos, Mikhail Gorbachev, ex-líder da União Soviética, nesta terça-feira (30). A informação foi confirmada por agências de notícias russas e por autoridades de hospitais.
“Mikhail Sergeevich Gorbachev morreu esta noite após uma doença grave e prolongada”, informou o Hospital Clínico Central da Academia Russa de Ciências.
Gorbachev era conhecido como o homem que acabou com a Guerra Fria. Ele lançou um livro de memórias em novembro de 2012. Em 1990, ganhou o Prêmio Nobel da Paz.
Ele foi um dos maiores críticos do atual presidente Vladimir Putin e concorreu à eleição presidencial em 1996.
União Soviética
Gorbachev foi eleito presidente da União Soviética e tomou posse em 1990, ano da queda do muro de Berlim. Durante seu governo, promoveu uma relação mais próxima com o Ocidente.
Em 8 de dezembro, em Minsk, os presidentes de Bielo-Rússia, Rússia e Ucrânia declaravam o fim da União Soviética e, no dia 25, Gorbachev deixava o cargo.
Vida pessoal
Mikhail Sergeyevich Gorbachev nasceu em 2 de março de 1931 em Stravropol, na Rússia, de uma família de imigrantes russo-ucranianos. O ex-líder da União Soviética era formado em direito e economia agrícola pela Universidade de Moscou.
Casou-se com Raisa Titarenko em 1953. Os dois tiveram a filha Irina Mikhailovna Virganskaya em 1957.