Teddy, um estudante britânico de 10 anos, iniciou uma petição online com o objetivo de fazer a Apple modificar seu emoji de “rosto de nerd”, que tem óculos e dentes grandes à mostra. Segundo o menino, a representação atual do rosto é ofensiva e insultante.
"Acho que as pessoas que usam óculos são legais, e estou preocupado que as pessoas que estão usando óculos pela primeira vez pensem que vão parecer coelhos ou ratos”, disse a criança.
Forma depreciativa
A insatisfação de Teddy com o design começou quando ele usava um iPhone para trocar mensagens com seu primo e percebeu o emoji.
"Ele não conseguia se livrar da sensação de que a imagem retrata pessoas que usam óculos de forma depreciativa", disse a professora do garoto, Lisa, a primeira a se juntar à causa.
A petição começou a circular na escola inglesa até ganhar a internet. Até o momento, já conta com mais de mil assinaturas.
Teddy, que mora com a família em Peppard, Oxfordshire, tem toda a solução para o problema: ele mesmo criou uma nova versão para o emoji. Carinhosamente chamado de “emoji genial”, o novo design traz uma figura ainda de óculos, mas com um sorriso fechado.
Insatisfação não é nova
O pequeno Teddy não é o primeiro a querer mudar o emoji de nerd. A aparência “geek” e dentuça do rosto poderia enfatizar estereótipos antiasiáticos, de acordo com os primeiros problematizadores.
Embora a petição do menino seja direcionada à Apple, a empresa não é a responsável pelo design. É a Unicode que supervisiona a introdução dos emojis que os usuários do iPhone utilizam. A empresa aprovou a padronização desses recursos em todos os sistemas operacionais em 2015.
A Apple não se manifestou sobre a mais nova petição. No entanto, Teddy está otimista quanto a adoção de seu emoji redesenhado, e diz que se sentirá “incrível” e “muito animado” com a possível mudança.