Israel deu 'golpe devastador' em aliados do Irã, diz Netanyahu

Netanyahu diz que Israel 'desferiu golpes devastadores' contra seus inimigos nos últimos dias

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, declarou que o país "desferiu golpes devastadores" contra o Hamas, em Gaza, nos últimos dias. Em discurso feito nesta quarta-feira (31), ainda mencionou que a morte de um comandante do movimento libanês Hezbollah, Fuad Shukr, em um bombardeio perto de Beirute.

"Eliminamos o braço direito de Hassan Nasrallah (o líder do Hezbollah) que era o responsável direto por um massacre de crianças", disse Netanyahu. Ele fez referência a um  ataque que Israel atribuiu ao movimento libanês xiita aliado do Irã. 

No último sábado (27), um foguete atingiu um campo de futebol no território anexado das Colinas de Golã.

ONU alerta que ataques são uma 'escalada perigosa'

Nesta quarta-feira (31), o secretário-geral da ONU, António Guterres, alertou que os ataques a Beirute e Teerã contra líderes do movimento xiita Hezbollah e do Hamas, representam uma “escalada perigosa”, disse o porta-voz.

"O secretário-geral estima que os ataques que vimos no sul de Beirute (Líbano) e em Teerã (Irã) representam uma perigosa escalada em um momento em que todos os esforços deveriam levar a um cessar-fogo em Gaza, à libertação dos reféns israelenses, a um aumento massivo da ajuda humanitária aos palestinos e a um regresso à calmaria no Líbano e na linha azul", disse Stéphane Dujarric à imprensa.

A linha azul é a demarcação estabelecida pela ONU entre Líbano e Israel.