Um homem, que morreu há 128 anos, será enterrado neste mês de outubro, no estado americano da Pensilvânia. O corpo de “Stoneman Willie”, como ficou conhecido o corpo do rapaz, foi mumificado, acidentalmente, por um agente funerário que testava novas técnicas de embalsamento.
“Este foi um experimento e aparentemente ele exagerou na formalina (fluido químico usado no processo). Foi um pouco forte e meio que o petrificou”, disse o historiador local George Meiser ao jornal americano Washington Post.
O homem morreu em 1895 de falência dos rins após ser preso por furto. Quando foi detido, o o suspeito deu um nome falso as autoridades, fato que fez a identidade de Willie permanecer um mistério. Os parentes do morto também não foram localizados à época.
Exposição
Até o dia 7 de outubro, o corpo de Willie ficará em exibição em uma funerária da cidade de Reading antes de seguir para o cemitério local. O corpo seguiu nos anos seguintes sob os cuidados da Casa Funerária Auman. Nas imagens da televisão americana, Willie aparece de terno e gravata borboleta deitado no caixão, com uma faixa vermelha sobre o corpo.
“Não nos referimos a ele como uma múmia. Nós nos referimos a ele como nosso amigo Willie”, disse Kyle Blankenbiller, diretor da Funerária Auman.