O conflito armado entre Rússia e Ucrânia chega ao 19º dia nesta segunda-feira (14) com a expectativa de uma nova rodada de negociações. A guerra entre os países do leste europeu se estende desde o dia 24 de fevereiro.
"Na segunda-feira será celebrada uma sessão de negociações para fazer um resumo dos resultados preliminares" das conversações, informou Mykhailo Podoliak, negociador e assessor do presidente ucraniano, Volodimir Zelensk.
Enquanto isso, milhares de pessoas protestaram nesse domingo (13) na Alemanha pedindo paz, segundo a polícia. Na Polônia, um ato espontâneo de cidadãos bloqueou caminhões que saíam com destino a Belarus para pedir respeito às sanções impostas desde a invasão russa.
E na Rússia, onde os atos estão proibidos, mais de 800 pessoas foram detidas por protestar contra a ofensiva, segundo a ONG OVD-Info.
Na sexta-feira (11), o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, comprometeu-se a "evitar" um "confronto direto entre a Otan e a Rússia", porque isso deflagraria a "Terceira Guerra Mundial".
O Diário do Nordeste traz a cobertura em tempo real dos acontecimentos mais importantes que desenham esse período dramático da história global.