Mais de 200 pessoas sofreram intoxicação na Austrália após consumirem um espinafre 'alucinógeno'. O lote contaminado do produto da empresa Riviera Farms foi recolhido de quatro redes de supermercados do país. As informações são do portal g1.
Cerca de 60 casos precisaram de atendimento médico, entre eles várias crianças, conforme levantamento divulgado nesta segunda-feira (19) pelo canal de notícias local 6 News.
Os pacotes do espinafre com data de validade de 16 de dezembro tinham um contaminante acidental, disse a porta-voz Susan Pearce, da regional sanitária de New South Wales, uma das regiões mais afetadas, na última sexta-feira (16).
Sintomas
Os sintomas relacionados ao consumo do espinafre contaminado são delírio ou confusão, alucinações, febre, pupilas dilatadas, batimentos cardíacos acelerados, rosto corado, visão turva, boca e pele secas.
Segundo Susan Pearce, o produto causou "sintomas bastante graves" em várias crianças, mas que o departamento de emergência de saúde da região conseguiu identificar o lote contaminado e rapidamente emitir um alerta para o público.
O que diz a empresa
A empresa responsável pelo lote contaminado disse que solicitou o recall dos produtos nas redes de supermercados e declarou que amostras do espinafre foram enviadas para um laboratório para análise.
"Aconselhamos nossos clientes a devolver o espinafre potencialmente contaminado que estiver em suas prateleiras e pedimos que aconselhem seus consumidores a fazerem o mesmo", informou a empresa em nota.
Suspeita-se que o envenenamento no espinafre tenha sido causado por plantas da família Solanaceae, que inclui beladona, erva-do-mato e raiz de mandrágora, conforme o departamento de Saúde do estado de Victoria.