Em todo 22 de abril é comemorado, mundialmente, o Dia da Terra. O tema deste ano é 'Restaurar nossa Terra'. A finalidade da data é estimular a consciência para os problemas da contaminação, degradação e devastação ambiental.
A data foi criada em 1970, após a convocação de um protesto nacional contra a poluição por um senador estadunidense, Gaylord Nelson. Naquele dia, milhões de pessoas se reuniram para se manifestar.
A partir dos anos 90, outros países também adotaram a data. A Organização Nacional das Nações Unidades (ONU) reconheceu a data, em 2009, como o Dia Internacional da Mãe Terra.
Grupos ambientalistas e ecologistas utilizam a ocasião para alertar sobre os problemas do meio ambiente. A data também marca atos importantes. Em 22 de abril de 2016, foi firmado o Acordo de Paris, que rege medidas de redução de emissão de gases estufa a partir de 2020.
É a segunda vez que o dia é comemorado em meio a pandemia da Covid-19. Os ambientalistas ressaltam também a importância de preservar o meio ambiente para prevenir futuras epidemias.
“Saber usar de forma inteligente e respeitosa os recursos naturais da Terra é também uma postura filosófica”, ressalta a filósofa e professora voluntária da Organização Internacional Nova Acrópole, Lúcia Helena Galvão.
No contexto de que meio ambiente e desenvolvimento econômico precisam andar juntos, Lúcia Helena propõe a preservação da legítima condição humana com dignidade, valores e sabedoria, uma vez que “assim aprenderão a respeitar e preservar as demais coisas que vivem e habitam conosco”; construção do ser humano visando a ampliação de consciência; e a preservação do futuro. “A vitória da natureza, dos recursos naturais depende da vitória do homem sobre si mesmo”, conclui a professora.
Cúpula do Clima
Também nesta quinta-feira (22), tem início a Cúpula dos Líderes sobre o Clima, que reúne chefes de estado e outros representantes para discutir sobre a urgência da crise climática.
Neste ano, a Conferência será virtual, organizada pelos Estados Unidos. Os países devem unir esforços para obter mais resultados do Acordo de Paris e estabelecer novas metas para reduzir a emissão de poluentes.
O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) irá participar e deve discursar no evento.