Cidade da Rússia declara emergência após vazamento de substância radioativa

O vazamento foi detectado no distrito industrial de Khabarovsk

Altos níveis de radiação foram encontrados em uma área a apenas 2,4 quilômetros de distância das casas na cidade de Khabarovsk, na Rússia. O fato fez com que as autoridades do município, localizado no extremo leste da Rússia, declararem estado de emergência, segundo indicou a agência de notícias russa TASS.

O distrito industrial tem cerca de 630 mil habitantes que moram às margens do rio Amur. A fonte do vazamento de radiação não foi divulgada. O chefe da Defesa Civil da cidade, Andrey Kolchin, disse que uma fonte de aumento dos níveis de radiação foi descoberta e a área foi isolada nesta sexta-feira (5), sem detalhar o local.

A substância foi localizada por funcionários da Agência Nuclear da Rússia e o material foi colocado num recipiente à prova de radiação e transportado para uma instalação de armazenamento de resíduos radioativos. 

O gabinete do prefeito de Khabarovsk informou à imprensa local que "a radiação de fundo excede ligeiramente os padrões permitidos". 

Denúncia de contaminação

A contaminação teria sido denunciada por um morador da cidade no dia 28 de março, porém, autoridades esperaram uma semana para agir. 

O órgão de vigilância da segurança do consumidor da Rússia disse que até agora ninguém ficou ferido ou exposto à radiação.