A mãe de Alexei Navalny, Lyudmila, acessou um certificado de óbito que apontava causas naturais para a morte do filho. A informação foi compartilhada pelos assessores do político russo opositor de Putin. Nesta quinta-feira (22), a mãe de Navalny foi ao necrotério, encontrou com o corpo e conversou com os investigadores.
Conforme o g1, ela ainda compartilhou que teme a possibilidade dos investigadores russos enterrarem o filho dela em segredo. "Eles querem que isso seja feito em segredo, sem despedida. Eles querem me levar à beira do cemitério, a um túmulo novo e dizer: aqui jaz seu filho. Eu não concordo com isso", disse, em um vídeo publicado no YouTube.
Para Lyudmila, Navalny merece um velório.
Morte de Navalny
O principal adversário do Kremlin morreu no dia 16 de fevereiro, em prisão no Ártico. Ele estava cumprindo pena de 19 anos, e óbito foi informado pelo serviço penitenciário da região ártica de Yamal.
"Em 16 de fevereiro de 2024, no centro penitenciário N°3, o prisioneiro Navalny A.A. passou mal após uma caminhada [...] as causas da morte estão sendo determinadas", afirmou o serviço penitenciário. Alexei Navalny, ativista de anticorrupção, cumpria pena por "extremismo".