O governo das Filipinas ordenou, nesta terça-feira (25), a evacuação em três ilhas após o super tufão Doksuri atingir ventos de 185 km/h, de acordo com a agência meteorológica do país. A população das localidades que receberam o aviso é estimada em 20 mil habitantes.
O último boletim meteorológico apontou que a tempestade deve atingir a costa ou passar muito perto das Ilhas Babuyan na tarde desta quarta-feira (26), e depois deve seguir rumo a Taiwan e ao leste da China.
O fenômeno pode causar, ainda hoje, mais de 200 milímetros de precipitação nas ilhas filipinas e nas províncias do norte de Cagayan, Apayao e Ilocos Norte.
O chefe da agência de gerenciamento de desastres das Ilhas Babuyan, Charles Castillejos, disse que ordens de evacuação foram enviadas às comunidades costeiras.
"Enviamos a polícia para convencer os teimosos que não querem sair", disse à AFP.
Segundo especialistas, desastres naturais são comuns e têm aumentado a intensidade e frequência nesta região da Ásia, devido ao aquecimento global causado pelas mudanças climáticas. Todo ano, as Filipinas enfrentam uma média de 20 tempestades, que matam centenas de pessoas e devastam diversas regiões.