Pesquisadores da Universidad Autónoma de Santo Domingo estavam realizando um trabalho de escavação no Templo de Taposiris Magna, no Egito, quando descobriram um túnel que pode levar ao túmulo de Cleópatra. A estrutura encontrada fica a 15 metros de profundidade do templo, segundo informações do Uol.
O Ministério do Turismo e Antiguidades do Egito divulgou a descoberta na última sexta-feira (4), relatando que o túnel, localizado perto da antiga cidade de Alexandria, tem mais de 1,3 km de comprimento. Ele funcionava como um aqueduto.
Os arqueólogos suspeitam que o túnel pode ser uma prova que leve os especialistas até o túmulo de Cleópatra e de seu amante, Marco Antônio.
Em entrevista ao jornal egípcio Ahram Online, a pesquisadora Kathleen Martinez classificou a descoberta como um "milagre arquitetônico".
"Esse túnel é extremamente importante. É 270 metros mais longo do que o túnel de Eupalinos e vai do Lago Mariout até o mar mediterrâneo".
"Milagre arquitetônico"
O Uol detalhou que o posicionamento do túnel dentro das paredes do templo foi considerado um sinal de Cleópatra e Marco Antônio podem estar sob o templo.
"Depois de três meses analisando a área, percebi que esse é o lugar perfeito para o túmulo de Cleópatra. Ninguém tinha levantado essa ideia anteriormente, mas, se há 1% de chance de que a última rainha do Egito esteja enterrada aí, é meu dever procurar por ela", relatou Kathleen Martinez.
No túnel, também foram encontradas inscrições nas paredes, que estão sendo analisadas por pesquisadores.