Acidente de helicóptero em área vulcânica deixa 22 mortos na Rússia

A aeronave transportava 19 passageiros e três tripulantes

Os serviços de resgate russos encontraram, no domingo (1º), o chassi do helicóptero do tipo Mi-8 que desapareceu no último sábado (31) com 22 pessoas a bordo no Extremo Oriente russo. As autoridades informaram que 17 corpos foram localizados. Na segunda-feira (2), os funcionários de emergência russo atualizaram o número de mortos, declarando que as 22 pessoas morreram.

No domingo, o Ministério das Situações de Emergência russo tinha especificado, em comunicado, que as buscas seriam retomadas nesta segunda. O órgão divulgou um vídeo das buscas em uma área vulcânica na Península de Kamchatka. As imagens foram capturadas de um helicóptero dos serviços de resgate e mostram o chassi do aparelho no solo. 

A aeronave, que transportava 19 passageiros e três tripulantes, desapareceu dos radares no sábado. No mesmo dia foi realizado um primeiro sobrevoo na área, que não teve sucesso devido à pouca visibilidade. 

O Mi-8 é um helicóptero militar de fabricação soviética. A antena regional do Comitê de Investigação russo informou nesse domingo que foi aberta uma investigação.

Região turística

Acidentes de avião e helicóptero são frequentes no Extremo Oriente russo. Em agosto de 2021, um helicóptero Mi-8 com 16 pessoas a bordo, incluindo 13 turistas, caiu em um lago em Kamchatka devido à má visibilidade. O acidente deixou oito mortos.

A península de Kamchatka é conhecida pelas paisagens espetaculares, sobre as quais os turistas costumam sobrevoar de helicóptero, pagando uma passagem que geralmente não é barata.