A terceira superlua de 2022 poderá ser observada nesta quarta-feira (13). Ela é conhecida por "Superlua dos Cervos" porque os chifres de veados machos estão em modo de crescimento total neste período do ano. O relato é baseado no Almanaque do Fazendeiro do Maine, na década de 1930.
Segundo informações da rádio pública estadunidense National Public Radio (NPR), a lua aparecerá cheia por cerca de três dias, até o início da manhã de sexta-feira, então ainda há mais de uma oportunidade de visualização.
Qualquer pessoa conseguirá acompanhar, a olho nu, se as condições do tempo estiverem adequadas (com poucas nuvens no céu).
Observatórios brasileiros também farão eventos para destacar o fenômeno, com telescópios e orientações de astrônomos, como o Planetário do Rio de Janeiro (RJ) e o Observatório Municipal de Campinas Jean Nicolini (SP).
Qual o melhor horário para observar a superlua?
Os melhores momentos para ver a lua será no nascer e no pôr da lua, nos horários de 06h39 e 17h55, horário de Brasília. Entretanto, o fenômeno segue pelo resto da noite desta quarta.
E esta não é a última superlua do ano também. A lua de esturjão na noite de 11 de agosto será a superlua final no set de quatro deste ano.
O fenômeno também será transmitido pelo canal do YouTube Mistérios do Espaço. Assista a transmissão abaixo:
Veja o calendário das próximas Luas cheias de 2022
- 11/08 - Lua do Esturjão (superlua*)
- 10/09 - Lua da Colheita
- 09/10 - Lua do Caçador
- 08/11 - Lua do Castor
- 08/12 - Lua Fria