Uma colisão entre um caminhão e um ônibus de turismo, registrada no último domingo (7), provocou a morte de 24 pessoas e deixou outras cinco feridas na BR-324, na cidade de São José do Jacuípe, Bahia. Das vítimas, somente três estavam a bordo do caminhão, o restante estava no coletivo.
Inicialmente, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou que o acidente causou 25 óbitos, mas depois a corporação e o Instituto Médico Legal (IML) corrigiram o número, confirmando 24 falecimentos. As informações são do portal G1.
A tragédia aconteceu por volta das 23h30, no km 381 da rodovia, próximo ao município de Gavião, no sentido de Jacobina — cidade que era destino do ônibus, que havia deixado o local no sábado (6) para viajar à praia de Guarajuba e retornava ao município do norte baiano no momento da colisão.
O caminhão, que tinha como origem a cidade de Juazeiro, realizava o transporte de mangas para a localidade de Feira de Santana, onde descarregaria o produto.
Em nota, a Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba) informou que o ônibus estava regular e o motorista estava com o cadastro em dia.
Responsável pelo ônibus, a empresa Naldo Turismo lamentou o acidente, solidarizou-se com a família das vítimas e disse que auxiliou a Prefeitura de Jacobina a agilizar a liberação dos corpos e translado para o Município.
O que provocou o acidente
A causa da colisão ainda não foi esclarecida e, conforme a PRF, somente deve ser explicada após sair o resultado da perícia. Uma das hipóteses da corporação é que um dos motoristas tentou uma ultrapassagem indevida.
Até a manhã desta terça-feira (9), não havia informação se os veículos apresentaram falha mecânica.
Quem eram as vítimas
O acidente provocou a morte de uma família, formada pelo casal Erivaldo Santos do Nascimento e Tatiane Santos de Souza Nascimento, pais de Emanuel Santos de Souza Nascimento. Paulo de Jesus, Maria Eunice Gonzaga e Isabela Santos de Almeida, respectivamente avô, esposa e neta, também foram vítimas da tragédia.
O Departamento de Polícia Técnica (DPT) divulgou uma lista com os nomes de 22 das 24 pessoas mortas na ocasião. Confira abaixo:
- Amarília Lima Grassi Santos
- Ana Paula G. Gonçalves Cerqueira
- Aurelito da Rocha Filho
- Edmilson Alencar dos Santos
- Emanuel Santos de Souza Nascimento
- Erivaldo Santos do Nascimento
- Gabriela Ferreira dos Santos
- Gleidson Santana de Andrade
- Isabela Santos de Almeida
- João Nilson Carvalho da Silva (motorista)
- João Victor Maia
- Kelvin Silva de Araújo
- Leilane Fernandes de Jesus
- Maria Eunice Gonzaga
- Michele da Silva
- Marla Souza Mandu
- Paulo de Jesus
- Sabrina Grassi Alencar dos Santos
- Stefanny Vitória Araújo da Silva (grávida 3 meses)
- Tatiane Santos de Souza Nascimento
- Tiago Manoel dos Santos
- Wolyver Manoel Araújo dos Santos
Velório coletivo
A Prefeitura de Jacobina iniciou a organização de um velório coletivo. Em nota, o Município lamentou o acidente e detalhou que os corpos serão velados no ginásio de esportes municipal. A Administração também decretou luto oficial por três dias.
No comunicado, o Executivo expressou "sinceras condolências aos familiares e amigos das vítimas neste momento de tristeza e dor sem precedente".