Cranberry: o que é, para que serve e benefícios

Um dos principais benefícios da fruta inclui prevenção de infecções urinárias

Escrito por Redação ,
tábua com cranberry
Legenda: Cranberry é uma fruta vermelha, pequena, conhecida principalmente pelas propriedades antibacterianas
Foto: Freepik

O cranberry vem ganhando cada vez mais espaço no Brasil, principalmente pelas propriedades antibacterianas. Embora seja mais comum em regiões de clima frio, conforme a professora Socorro Vanesca Frota Gaban*, a fruta pode ser cultivada em solo brasileiro, pois existem variedades que se adaptam ao nosso clima tropical.

Conheça mais sobre a fruta!

O que é cranberry?

O cranberry é uma fruta vermelha, pequena, e conhecida principalmente pelas propriedades antibacterianas, especialmente no contexto da prevenção de infecções do trato urinário. 

Veja também

Para que serve o cranberry?

Os principais benefícios do cranberry incluem prevenção de infecções urinárias, fornecimento de antioxidante, promoção da saúde cardiovascular e suporte à saúde digestiva.

Principais dúvidas

O cranberry pode ser cultivado no Brasil. Embora seja mais comum em regiões de clima frio, como os Estados Unidos e o Canadá, existem variedades adaptadas ao clima tropical do Brasil.

imagem de cranberry fresca
Legenda: O cranberry pode ser consumido como fruta fresca, suco ou em forma de suplemento em cápsula
Foto: Freepik

Quais os benefícios?

O cranberry é rico em antioxidantes, como flavonoides e polifenóis, que ajudam a combater o estresse oxidativo e a inflamação, fatores de risco para doenças cardiovasculares. Algumas pesquisas sugerem que o consumo regular de cranberry pode ajudar a reduzir os níveis de colesterol LDL (conhecido popularmente como colesterol ruim), o que é positivo para a saúde do coração. 

Alguns estudos indicam que os compostos do cranberry podem ter efeitos benéficos na redução da pressão arterial, importante para a saúde cardiovascular. Estudiosos também sugerem que o cranberry pode melhorar a função endotelial, que está relacionada ao funcionamento saudável dos vasos sanguíneos.

Como consumir?

O cranberry pode ser consumido como fruta fresca, suco ou em forma de suplemento em cápsula. A escolha depende das preferências pessoais e das necessidades dietéticas. 

O suco de cranberry natural, sem adição de açúcar, é uma opção popular, mas é importante lembrar que o suco pode ter um teor elevado de açúcar. Os suplementos em cápsula também são uma opção conveniente para aqueles que desejam uma forma concentrada da fruta.

Quais os efeitos colaterais?

O consumo moderado de cranberry é geralmente seguro para a maioria das pessoas quando consumido na quantidade adequada. No entanto, algumas pessoas podem ter uma reação alérgica ao cranberry. Além disso, o consumo excessivo da fruta ou produtos de cranberry pode causar desconforto estomacal, diarreia ou aumento do risco de cálculos renais devido ao alto teor de oxalato.

Quais são as contradições?

É importante ressaltar que, embora o cranberry seja benéfico para muitas pessoas, existem algumas contraindicações. Pessoas que estão tomando medicamentos anticoagulantes devem ter cuidado ao consumir a fruta, pois ela pode interferir na eficácia desses medicamentos.

Além disso, indivíduos com histórico de cálculos renais devem consultar um médico antes de consumir o cranberry devido ao seu teor de oxalato.

*Socorro Vanesca Frota Gaban é nutricionista e professora do Departamento de Engenharia de Alimentos da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Assuntos Relacionados