Grávida de nove meses de Ravi, fruto da união com o também ex-BBB Eliezer, Viih Tube compartilhou nas redes sociais que está sofrendo de fortes dores na região do osso público, localizado na parte da frente da bacia. A influenciadora foi diagnosticada com pubalgia, uma inflamação que também pode atingir a parte superior das coxas, a região da virilha e a parte inferior da barriga.
Conforme a Sociedade Brasileira do Quadril, a pubalgia é uma condição classificada por dor na sínfise pública, com irradiação para as regiões da virilha e inferior ao abdome. A síndrome pode estar relacionada a graus variáveis de impotência funcional e de fraqueza muscular no local.
Popularmente é conhecida como pubeíte e pubalgia de atleta, e age afetando os tendões musculares e articulações de forma crônica. A condição pode ser diagnosticada exames de ultrassom, raio-x, tomografia e até ressonância magnética.
Quais são as causas da pubalgia
Conforme o Hospital Israelita Albert Einstein, a pubalgia acontece quando "a parede abdominal inferior ou os tendões que são responsáveis por ligar os músculos à pélvis acabam se rompendo".
A síndrome ocorre quando o paciente realiza movimento contínuos no quadril, como torções, saltos e chutes. Por essa razão, ela é bastante atrelada a atletas.
No caso de gestações, como a de Viih Tube, a pubalgia pode surgir durante movimentos de rotação ou ao realizar movimentos bruscos, como levantar de madrugada para ir ao banheiro.
Tratamento
O tratamento para a pubalgia inclui repouso de sete a dez dias seguidos e bolsas de gelo no local dolorido, quando latejar. O uso de anti-inflamatórios também pode ser recomendado por um médico. Em casos mais graves, pode ocorrer um procedimento cirúrgico laparoscópica.
Formas de prevenir a síndrome estão realização de atividades físicas que fortalecem o quadril e pélvis, como natação e ioga.