Apl, integrante da banda Black Eyed Peas, virou um dos assuntos mais comentados no Twitter nesta quarta-feira (11) após internautas descobrirem que ele tem nistagmo. A condição, que causa movimentos involuntários e repetitivos nos olhos, traz redução de clareza e nitidez da visão.
A baixa visão do artista foi comentada por ele em 2011, em entrevista ao jornal The Sun. Na época, ele pontuou que é legalmente cego.
"Consigo perceber bem as formas [mas] se não estiver suficientemente perto, mesmo que seja uma coisa grande, não consigo lê-la", declarou na ocasião.
Com a repercussão, muitas dúvidas relacionadas ao assunto surgiram nas redes sociais. Por conta disso, reunimos algumas das principais questões sobre a condição. Confira:
O que é o nistagmo?
Conforme informações divulgadas pela Sociedade Brasileira de Oftalmologia Pediátrica (SBOP), o nistagmo é definido como um movimento rápido, involuntário e repetitivo dos olhos. Em muitos casos, ele traz redução de clareza e nitidez da visão.
Ele pode ser classificado de duas formas: congênito ou adquirido. Ambas ajudam a definir os tratamentos ou possíveis procedimentos em cada caso.
- Congênito: pode surgir a partir de seis semanas de vida. Ele é dividido em dois grupos, especificando crianças com visão anormal e crianças com visão normal. Nas primeiras, os olhos não enviam mensagens claras ao cérebro sobre o que estão vendo. Nas segundas, a visão é normal ou quase normal, mas tem o controle motor cerebral da estabilidade ocular prejudicado.
- Adquirido: condição se manifesta a partir dos seis meses de idade. Segundo a SBOP, pode estar associado a condições médicas graves e geralmente requer avaliação adicional com exames de imagem e testes laboratoriais para determinar a causa.
Quais as causas do nistagmo?
Ainda de acordo com a SBOP, as causas podem ser distintas, como catarata congênita, estrabismo, miopia ou astigmatismo elevado e albinismo.
Além disso, também está associada a distúrbios do nervo óptico, uso de medicamentos, trauma, síndrome alcoólica fetal e até mesmo problemas na orelha interna.
É possível corrigir com cirurgia?
Em alguns indivíduos com nistagmo, a cirurgia do estrabismo pode ser indicada, mas não conseguirá eliminar o problema por completo.
"O objetivo da cirurgia, na maioria dos casos, é ajudar a aliviar uma posição anormal da cabeça ou diminuir a amplitude do nistagmo", avalia a Sociedade.
Outro tratamento apontado para a criança, por exemplo, é prescrever o uso de óculos caso ela possua um grau muito alto.