O que vai mudar com o Centro Integrado de Segurança Pública no CE

A partir da ordem de serviço assinada pelo governador, conforme o secretário Sandro Caron, inteligência e estratégia andarão mais próximas, com o intuito de reduzir os índices de criminalidade e dar respostas mais rápidas

Escrito por Redação , seguranca@svm.com.br
Foto: Reprodução

Como o próprio nome sugere, o Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), cuja ordem de serviço foi assinada pelo governador Camilo Santana (PT) na quinta-feira (7), terá como principal foco a integração entre a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) e as áreas vinculadas, como Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros.

> Camilo assina ordem de serviço de R$ 140 milhões para construção do Centro Integrado de Segurança

De acordo com o titular da Pasta, Sandro Caron, o novo complexo - que terá 35 mil m² de área construída - deverá ser fundamental para a tomada de decisões e estratégias para a área.

"Não se faz inteligência sem integração, a maioria dos problemas de segurança pública, sempre que vou conversar com colegas de outros locais, a resposta mais comum é que não compartilhavam informações", diz Caron.

A ideia, conforme ele, é melhorar essa troca de dados e, desta forma, reduzir os índices de criminalidade que afetam o Estado do Ceará como um todo. Embora os dados compilados de 2020 ainda não tenham sido divulgados, houve aumento de 81% nos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) nos 11 primeiros meses do ano, em comparação com 2019.

Foto: Reprodução

O Cisp terá investimento de R$ 140 milhões e funcionará nos terrenos onde haviam residências militares da Força Aérea Brasileira (FAB), que estavam abandonadas. O local fica no bairro de Fátima, e é ladeado pelas Avenidas Aguanambi e Borges de Melo. O prazo de conclusão da obra é de dois anos.

No Centro Integrado, funcionarão as sedes do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar e da Polícia Civil, além de um centro de convivência e da edificação de um Centro de Inteligência específico, o qual deve unir os órgãos de inteligência das vinculadas.

Parceria

Na estrutura interna do novo complexo, deverão trabalhar juntas a Coordenadoria de Inteligência (Coin), da SSPDS; o Departamento de Inteligência Policial (DIP), da Polícia Civil; a Coordenadoria de Inteligência Policial (CIP), da Polícia Militar e a Assessoria de Inteligência do Corpo de Bombeiros (Assint).

Caron ainda ressaltou a inclusão de uma área para os trabalhos a serem desenvolvidos pelo Centro Integrado Regional do Nordeste, com troca de informações entre os estados a fim de combater, principalmente, organizações criminosas que atuam na região. "Vamos ter também um escritório da Coordenadoria de Inteligência da SAP (Secretaria da Administração Penitenciária), uma vez que é fundamental o permanente compartilhamento de informações com essa área", disse.

Sandro Caron também informou que a proximidade com o prédio da Superintendência da Polícia Federal no Ceará e a base aérea podem ajudar no tempo de resposta de ocorrências, uma vez que é "localizado num ponto extremamente estratégico da cidade com saída para qualquer lado".

Estrutura anterior

Os prédios onde hoje funcionam o Corpo de Bombeiros e Polícia Civil, no Centro, devem ficar à disposição do Governo do Estado para que possam ser utilizados em outras áreas administrativas. O Cisp contará ainda com espaços para abrigar a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) e disporá de uma ligação com a Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer). De acordo com o Governo do Estado, a estrutura do complexo contará com a implantação de academia ao ar livre, pista de cooper, brinquedopraça e areninha, com urbanização e paisagismo adequados.

Veja mais imagens do projeto

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.