Efetivo da Polícia Civil e Perícia no Ceará é o que mais cresceu no Brasil em 9 anos, aponta Fórum
Pesquisa do Fórum Brasileiro de Segurança Pública aponta ainda que a Polícia Militar do Ceará é a quinta maior do País em números absolutos
Os efetivos em atividade da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE) e da Perícia Forense (Pefoce) foram os que mais cresceram em nove anos em todo o Brasil, conforme aponta pesquisa divulgada pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) nesta terça-feira (27). Entre o ano de 2014 e março 2023, o número subiu de 2.718 para 4.522 agentes, em uma variação positiva de 66,4%.
Apesar de o FBSP considerar o ano de 2013, o dado mais antigo dessa pesquisa sobre os policiais civis e científicos no Ceará foi extraído somente em 2014, pois no anterior o Estado não respondeu o levantamento do Ministério da Justiça e Segurança Pública.
As corporações citadas só perdem, em proporcionalidade, para o efetivo do estado do Mato Grosso do Sul, que teve um aumento de 62,1%, o estado do Pará, com +40,5%.
Outro destaque, relativo somente às polícias civis, é que o efetivo existente em 2023 é 85,4% do número que foi previsto no ano anterior, indicador menor só do que o de Sergipe (85,5%).
Os dados foram extraídos nos portais da Transparência das unidades da federação e no Ministério da Justiça e Segurança Pública. A curadoria foi feita pelo Fórum, que teve o seu dispor 1.595 fontes de organizações dedicadas diretamente à segurança pública.
Quem está nos efetivos?
Polícia Civil:
- Delegado;
- Escrivão;
- Investigador ou Agente;
- Outros (demais servidores não classificados anteriormente e vinculados à Polícia Civil).
Perícia Técnica
- Médico legista;
- Papiloscopista;
- Perito criminal;
- Outros (demais servidores não classificados anteriormente e vinculados à Perícia Técnica).
Veja também
PMCE é a quinta maior do Brasil
A pesquisa engloba profissionais de todas as cadeias da Segurança Pública, e também trouxe indicadores positivos sobre a Polícia Militar do Estado do Ceará (PMCE). A corporação cearense é a quinta maior do País em números absolutos, e a segunda que mais cresceu em dez anos.
Em 2023, havia 22.427 policiais militares em território cearense, contra 16.292 em 2013, uma variação de 37,7%.
De acordo com o Fórum de Segurança Pública, a tropa da PMCE é destaque por ser maior do que o previsto, junto aos profissionais de Roraima e Tocantins.
Número de policiais em atividade cai no Brasil
O raio-x evidenciou que o número de policiais militares, civis e científicos no Brasil caiu em dez anos. O levantamento relaciona isso às dificuldades financeiras das unidades federativas.
Agentes de segurança custam mais caro do que outros tipos de servidores em um governo. A pesquisa atenta que em meio a essa queda, muitos municípios têm investido em guardas municipais. O número de cidades com essa corporação subiu 23% nos últimos três anos.
No total, o Brasil conta com quase 780 mil agentes de segurança, entre policiais, bombeiros e peritos.