Direção do IPPOO II é exonerada após fuga de 17 presos

Neste ano, o presídio já registrou três fugas de detentos e a prisão de um agente penitenciário por suspeita de corrupção

Escrito por Redação ,

O secretário da Administração Penitenciária (SAP), Mauro Albuquerque, exonerou a direção do Instituto Penal Professor Olavo Oliveira (IPPOO) II, após a fuga de 17 presos, ocorrida na madrugada da última terça-feira (21). A informação foi confirmada pela SAP nesta quarta (22).

Foram exonerados dos cargos o diretor, o chefe de segurança e o chefe de equipe do presídio, localizado em Itaitinga, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF).

Reportagem do Diário do Nordeste, publicada nesta quarta (22), mostrou que a SAP estava em alerta pelos incidentes ocorridos no IPPOO II. Neste ano, o presídio já registrou três fugas de detentos e a prisão de um agente penitenciário por suspeita de corrupção.

A fuga dos 17 presos foi a maior do sistema penitenciário na gestão Mauro Albuquerque. Os cadeados de duas celas e da ala onde os internos eram custodiados (de difícil acesso) foram abertos. A reportagem apurou que a SAP suspeita que houve facilitação para a fuga.

Depois, os presos utilizaram uma "teresa" (corda feita com lençóis) para escalar a muralha e deixar o presídio. Três dos 17 detentos já foram recapturados. A SAP e a Polícia Militar seguem em busca dos fugitivos.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.