Cid Gomes grava vídeo em hospital após deixar UTI: 'saio sem necessidade de cuidados intensivos'

O senador agradeceu o cuidado que recebeu no hospital

Escrito por Redação ,

O senador licenciado Cid Gomes aparece em um vídeo gravado por ele mesmo e divulgado pelo Hospital do Coração de Sobral, na manhã desta quinta-feira (20). O ex-governador do Ceará agradeceu o cuidado que teve na unidade e comemorou o estado de saúde. "Saio daqui sem a necessidade de cuidados intensivos. Posso ir para um quarto, graças ao cuidado, atenção e competência de vocês", disse em agradecimento à equipe médica.

Cid Gomes deixou a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e foi transferido para a enfermaria nesta manhã. O estado de saúde dele está estabilizado, "matendo-se hemodinamicamente estável e com padrão normal", segundo boletim divulgado pelo hospital.

O boletim médico, divulgado às 8h40, não diz se o senador receberá alta hospitalar. Também não há informações sobre uma possível transferência de Cid Gomes para outra unidade de saúde do estado.

Transferência para Fortaleza

Legenda: Cid chegou a hospital particular no Meireles na tarde desta quinta-feira (20)
Foto: Foto: Camilla Lima

Por volta das 11h, Cid deixou a unidade para ser transferido para Fortaleza em um helicóptero da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer). Ele entrou na aeronave acenando.

Segundo o prefeito de Sobral e irmão do Senador, Ivo Gomes, o senador foi transferido a pedido da família. Ele chegou à Capital no começo da tarde e ficará internado em um hospital particular. O governador Camilo Santana acompanhou a chegada do senador.

Legenda: O governador acompanhou a chegada de Cid a Fortaleza
Foto: Foto: Isanelle Nascimento/SVM

Legenda: Cid deixou a unidade em Sobral para ser transferido para Fortaleza em um helicóptero da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer)
Foto: Camila Lima

Cid Gomes foi baleado ao tentar furar o bloqueio formado por manifestantes que estavam no 3º Batalhão da Polícia Militar do município. O senador pilotava uma retroescavadeira e foi atingido pelos disparos quando avançou chegando a derrubar o portão de entrada do quartel. De acordo com a assessoria do político, um projétil bateu na clavícula e saiu, enquanto o outro se alojou no pulmão esquerdo. Ele passou a noite na UTI do Hospital do Coração, em Sobral.

Investigação

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) informou que as investigações a respeito do crime cometido contra Cid Gomes estão com o Núcleo de Homicídios da Delegacia Regional de Sobral da Polícia Civil. Uma equipe do Grupo de Pronta Intervenção (GPI) da Polícia Federal, composta por agentes, peritos e papiloscopistas está se dirigindo à Sobral para auxiliar os trabalhos da Polícia Civil. 

Ainda durante a noite desta quarta-feira (19), os policiais que estavam amotinados no quartel de Sobral abandonaram o local.

Ciro se pronuncia

O irmão de Cid, Ciro Gomes, publicou em rede social que o senador "foi vítima de dois tiros de arma de fogo por parte de policiais militares amotinados e mascarados". Conforme Ciro, "as informações médicas são de que as balas não atingiram órgãos vitais apesar de terem mirado seu peito esquerdo".

"Novos exames estão sendo feitos, mas a palavra aos familiares e amigos é de que Cid não corre risco de morte", informou Ciro.

Momentos antes dos tiros, Cid Gomes postou stories em seu Instagram afirmando que iria a Sobral para "definir coletivamente uma estratégia para dar paz" à cidade.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.