Três homens e um adolescente foram capturados na manhã desta quarta-feira (28), em Baturité, no Interior do Ceará, na operação Relógio Mágico, que investiga chacina que deixou quatro mortos na cidade de Aracoiaba, no último dia 17 de fevereiro. No último dia 19, um homem já havia sido preso por suspeita de participação no crime.
Em nota da Polícia Civil do Ceará (PCCE), os detalhes apontam que os suspeitos foram localizados em Baturité, cidade vizinha a Aracoiaba, onde o primeiro suspeito já tinha sido capturado. Na ofensiva desta quarta, dois revólveres calibre 38 foram apreendidos.
Operação Relógio Mágico
A Polícia afirmou que já conseguiu identificar todos os criminosos que atuaram na chacina. Tanto que, na operação desta quarta, chamada "Relógio Mágico", os policiais tinham seis mandados de prisão preventiva por homicídio e 22 mandados de busca e apreensão, mas apenas dois dos suspeitos foram presos e um adolescente foi apreendido.
Os alvos foram conduzidos à delegacia da região, onde os trâmites para as prisões e o ato infracional do jovem estão sendo realizados. Em coletiva para a imprensa, a Polícia Civil detalhou que, além dos mandados pelo homicídio, os envolvidos também foram autuados em flagrante por porte ilegal de arma de fogo.
Os trabalhos investigativos seguem para a que sejam capturados os demais envolvidos na chacina.
Prisão do primeiro suspeito
O primeiro suspeito, capturado dois dias após a chacina em Aracoiaba, teve a prisão convertida em preventiva. Ele foi conduzido a uma unidade policial e autuado em flagrante pelos crimes de homicídio e tráfico de drogas.
Segundo a Polícia, ele possui antecedentes criminais por homicídio, homicídio tentado, tráfico de drogas, posse irregular de arma de fogo, corrupção de menores e por integrar grupo criminoso.
"Com base no aprofundamento dos trabalhos policiais, ele é quem aparece nas imagens, gravadas por ele mesmo, quando cometia os crimes. Com as características dele, e com a imagem de um relógio de pulso que ele usava no momento das gravações, foi que os policiais civis conseguiram chegar até o suspeito", afirmou a autoridade de segurança.
Chacina em Aracoiaba
A chacina em Aracoiaba ocorreu no dia 17 de fevereiro, um sábado, em um bar na localidade de Arraial Santa Isabel. O crime resultou na morte de homens de 24, 25, 36 e 48 anos, com a suspeita de que o alvo, que seria apenas uma das vítimas, teria "rasgado a camisa" de uma facção — termo utilizado para se referir a uma espécie de troca de grupo criminoso.
Os outros três homens que morreram não teriam nenhuma relação com facções criminosas que atuam no Estado. As vítimas foram veladas juntas, na escola Pedro Guedes, no Centro de Aracoiaba, no dia 19 de fevereiro.
Conforme as investigações da PCCE, que registrou outra chacina em Caucaia na mesma data, as duas ocorrências seriam motivadas por brigas entre facções.