Os dois homens presos por suspeita de matar um adolescente e balear mais três pessoas (inclusive outros dois adolescentes) na Areninha do Barroso, em Fortaleza, na noite da última segunda-feira (23), já haviam sido detidos e soltos, neste ano de 2023. A dupla foi capturada em flagrante, poucas horas após a tentativa de chacina.
Conforme documentos obtidos pelo Diário do Nordeste, Edivanio da Silva Nascimento, de 22 anos, foi preso em flagrante no dia 16 de janeiro deste ano, após roubar o celular de uma pessoa e ser capturado e espancado por populares, no cruzamento da Avenida Washington Soares com a Rua Olímpio Leite, no bairro José de Alencar.
A prisão em flagrante de Edivanio foi convertida em prisão preventiva pela Justiça Estadual, na audiência de custódia, no mesmo dia. O suspeito foi denunciado pelo Ministério Público do Ceará (MPCE) pelo crime de roubo e acabou condenado pela 14ª Vara Criminal de Fortaleza, à pena de 4 anos e 8 meses de reclusão.
Entretanto, o réu acabou solto pela mesma Vara, no dia 3 de agosto último, após a defesa ingressar com Embargos de Declaração. "Considerando que o regime de cumprimento de pena é incompatível com prisão, revogo a prisão preventiva", decretou a magistrada.
Já Lucas Félix de Sousa, 26, foi detido pela Polícia Militar do Ceará (PMCE) no dia 24 de abril do ano corrente, no bairro Passaré, em Fortaleza, em cumprimento a um mandado de prisão que estava em aberto, também por um crime de roubo.
Mas, no dia 9 de maio seguinte, Lucas já foi solto. "Considerando que a expedição do mandado de prisão se deu pela impossibilidade de intimação do apenado para iniciar o cumprimento da pena e tomar ciência das condições a cumprir no regime imposto, tenho por desnecessária a manutenção da ordem de prisão, razão pela qual a revogo, mantendo o apenado no regime semiaberto com prisão domiciliar", determinou a 2ª Vara de Execução Penal de Fortaleza.
Como a dupla voltou a ser presa
Edivanio da Silva Nascimento e Lucas Félix de Sousa voltaram a ser presos na madrugada desta terça-feira (24), apenas dois e cinco meses após serem soltos, respectivamente.
A dupla é suspeita de participar de uma tentativa de chacina na Areninha do Barroso, na noite da última segunda-feira (23). Um tiroteio deixou um adolescente de 14 anos morto e outras três pessoas - de 12, 13 e 29 anos - feridas.
A prisão de Edivanio e Lucas foi divulgada pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). Nas buscas pelos suspeitos de participarem do crime, foram apreendidos uma balaclava, uma quantidade de pó branco, aparelhos celulares, dinheiro e outros materiais ilícitos. Um carro que teria sido utilizado pelos criminosos também foi localizado, no bairro José Walter.
Os suspeitos foram conduzidos para à sede do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), da Polícia Civil do Ceará (PC-CE), onde foram autuados pelos crimes de homicídio e integrar organização criminosa, e colocados à disposição da justiça.