A Polícia Federal cearense deflagrou, na manhã desta sexta-feira (11), a operação Quebrando Pontes. A ação visa combater crimes de produção, armazenamento e compartilhamento de arquivos de abusos sexuais de crianças e adolescentes pela internet.
Agentes federais começaram a cumprir mandado de busca e apreensão expedido pela Justiça Federal, em domicílios de Fortaleza. As buscas estão focadas em interromper práticas ilícitas, identificar eventuais vítimas de abuso e apreender celulares, documentos e outras mídias para instrução de Inquérito Policial e detalhamento da atuação do suspeito dos crimes investigados.
As investigações acontecem desde setembro deste ano, a partir da notícia do National Center for Missing and Exploited Children (NCMEC), uma organização não governamental sem fins lucrativos. A Organização trabalha junto ao governo americano, utilizando um mecanismo centralizado em recebimento de “denúncias” vindas especialmente de empresas de tecnologia, sobre crimes relacionados a abusos sexuais infantil e desaparecimento de crianças.
Os acusados responderão pelo cometimento dos crimes de produção, armazenamento e difusão de material pornográfico envolvendo criança ou adolescente. A operação agora continuará com a análise do material apreendido.