Aproximadamente 65 kg de cocaína foram apreendidos em um navio cargueiro atracado no Porto do Pecém, em São Gonçalo do Amarante, na Região Metropolitana de Fortaleza, nesta quinta-feira (15). Não houve prisão até o momento, segundo a Polícia Federal (PF).
Uma fiscalização inicial da segurança do porto indicou a possível existência da droga na embarcação, na tarde de quarta-feira (14). O navio vinha do Rio de Janeiro e tinha como destino a Europa.
Na manhã desta quinta, a embarcação foi alvo de busca e apreensão e a droga ocultada foi encontrada. A operação foi realizada em conjunto pela Polícia Federal, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Centro Operacional de Vigilância da Receita Federal.
Foram apreendidos diversos tabletes de cocaína. Parte da droga havia sido sugada por equipamentos da embarcação e foi encontrada pelos agentes após a desmontagem de estruturas do navio.
A droga foi encaminhada para a Superintendência Regional da Polícia Federal, onde exames preliminares confirmaram se tratar de cocaína. A PF abriu um inquérito para investigar as circunstâncias do crime. Os envolvidos podem responder por tráfico internacional de drogas, com pena de até 25 anos de reclusão.
Em nota, o Complexo do Pecém informou que o navio desatracou do terminal e seguiu viagem ainda na tarde desta quinta-feira (15), após a conclusão da operação policial.
"O Complexo do Pecém ratifica sua disposição em colaborar com todas as autoridades competentes e reafirma seu total compromisso com a segurança em todas as operações realizadas no terminal portuário do Pecém", afirmou a administração.