Os 17 presos que fugiram do Instituto Penal Professor Olavo Oliveira (IPPOO II), em Itaitinga, na madrugada desta terça-feira (21), passaram por três portões que estavam com os cadeados abertos, conforme apurou a reportagem.
Os cadeados de duas celas e da ala seriam de difícil acesso, o que levanta a suspeita de ajuda externa. Depois, os detentos utilizaram uma "tereza" (corda feita com lençóis) para escalar o muro do presídio.
Questionada sobre os cadeados, a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) informou que "para não prejudicar o trabalho da investigação, prefere não detalhar as cenas e elementos do local da fuga".
Em nota, a SAP confirmou a fuga dos 17 internos e afirmou que "suas equipes estão em campo, junto a outras forças de segurança pública, no trabalho de recaptura dos apenados. Por fim, a pasta esclarece que o efetivo funcional do plantão desta madrugada encontra-se na Delegacia de Assuntos Internos para os devidos esclarecimentos".
Primeiro preso é recapturado
A SAP e as Forças de Segurança do Estado conseguiram recapturar o primeiro detento, na manhã desta terça-feira (21). Trata-se de Irisvando Rafael da Silva, conhecido como "Nego da Titia".
Confira o nome dos outros 16 fugitivos:
Paulo Sergio Santana Herculano
Gleison Romario Ribeiro de Sousa
Robson Fernandes de Lima
Tiago Rufino Sabino Rodrigues
Romario Neves Cajazeira
Lucas Mariano Oliveira
Pedro Henrique Delfino Bezerra
Pedro Henrique Pereira da Silva
Antonio Edinaldo Soares de Oliveira
Rafael da Hora Rodrigues
Paulo Cesar da Silva Lopes
Rogerio Pereira Correia
Paulo Sergio da Silva Queiroz
Patrick Ribeiro Silva
Wessly Alves da Silva
Rogerio Araujo de Freitas