Cachorro que sofria maus-tratos no interior do Ceará é resgatado e adotado pela Polícia

O cão foi localizado amarrado e sujo em um casebre

Um cachorro em situação de maus-tratos foi resgatado por policiais civis da Delegacia Municipal de Aracoiaba, no interior do Ceará, na quinta-feira (17). Vitório, assim chamado pelos agentes de segurança, foi adotado pela corporação. 

O animal passou a ser “cão policial” e fará dupla com Meire, outra cachorra caramelo adotada das ruas que já mora na delegacia da Cidade.

O cãozinho foi localizado amarrado e sujo em um casebre, situado na localidade de Putiú de Cima, zona rural da cidade de Capistrano.

No local, não existia nenhum alimento ou água potável para o consumo do animal. Os policiais civis foram acionados por uma denúncia anônima. Além de Vitório, os policiais encontraram um cavalo morto. 

Homem fugiu em ação da Polícia

O suspeito do crime, já identificado pela Polícia, ao perceber a aproximação dos policiais, fugiu deixando para trás uma espingarda.

O material apreendido foi encaminhado para a sede da delegacia, onde um procedimento policial foi instaurado.

O artigo 32 da Lei de Crimes Ambientais (9.605/1998) considera crime “praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos”. Houve alteração na lei, em setembro de 2020, com aumento da punição para quem maltrata cães e gatos.

O suspeito segue sendo procurado e, ao fim das investigações, deverá responder pelos crimes de posse ilegal de arma de fogo de uso permitido e maus-tratos a animais. Já Vitório foi alimentado e receberá cuidados médicos. 

Quem quiser ajudar Vitório a se recuperar pode falar com os policiais civis da Delegacia Municipal de Aracoiaba: (85) 3337-5690.