Bandidos resgatados da cadeia em Redenção

Seis presos conseguiram escapar da Cadeia Pública de Redenção (a 63 quilômetros de Fortaleza), na noite da última segunda-feira. A fuga foi propiciada por dois desconhecidos, armados com revólveres, que invadiram o local para resgatar dois comparsas que haviam sido capturados, na Semana Santa, depois de praticarem um assalto contra um sítio.

O fato ocorreu por volta de 19h30min, quando o único agente penitenciário que estava de plantão na cadeia, José Jales da Silveira, se encontrava do lado de fora do prédio. De repente, surgiram dois homens em uma motocicleta vermelha. Eles disseram que estavam ali para entregar o jantar de um preso chamado Haroldo.

ARMA - Um dos desconhecidos perguntou onde poderia comprar um refrigerante para o preso. O agente indicou um bar próximo. O segundo homem acompanhou o agente quando este entrou na cadeia para examinar a comida que seria entregue ao referido detento.

Nesse momento, Jales foi rendido pelos dois homens e levado para o alojamento, sendo obrigado a entregar as chaves das três celas onde havia 24 presos.

Os bandidos tinham a intenção específica de resgatar seus comparsas, os assaltantes Francisco das Chagas Sousa do Nascimento e José Tavares Ribeiro. Porém, quando estes já estavam livres, os desconhecidos resolveram abrir as grades das outras celas e mandaram que todos fugissem. Mas, apenas quatro homens aceitaram a proposta.

FUGA - Além de Francisco das Chagas e José Tavares, escaparam também os seguintes detentos: José Gerardo de Freitas Grazineiro (traficante de drogas e acusado de furtos); Antônio Paulo Reis Lourenço (preso por furto); Expedito Cândido Sobrinho, e Raimundo Beniz Gomes, ambos acusados de crimes de morte.

A Polícia suspeita que um veículo estava à espera dos dois assaltantes próximo da cadeia, na CE-060, já que os responsáveis pelo resgate haviam chegado ali em uma única motocicleta. Os outros quatro presos fugiram a pé, se embrenhando pelo matagal próximo dali.

ASSALTO - Segundo o delegado de Polícia Civil de Redenção, Hélder Maia Gurgel, até a noite passada nenhum dos fugitivos havia sido recapturado. Ele lembrou que os assaltantes resgatados haviam sido presos - com mais três comparsas - no último dia 20 de abril, quando a quadrilha invadiu um sítio e roubou dinheiro, além de outros objetos.

A Polícia informou ainda que Francisco das Chagas e José Tavares são integrantes de uma perigosa quadrilha de assaltantes baseada na localidade de Alto da Mangueira, situada no Município de Maracanaú.