População de Crateús festeja São Vicente

Fiéis se reúnem e comemoram, até o próximo dia 29, em Crateús, São Vicente de Paulo

Crateús. "Quis o Santo Padre, Papa Bento XVI chamar a atenção do mundo católico para o sacerdócio, sugerindo o Ano Sacerdotal. Quer a festa de São Vicente de Paulo, um sacerdote modelo, despertar a atenção para o sacerdócio dos consagrados e não consagrados, como um modelo a ser imitado". Com estas palavras, padre Helênio Oliveira e a comunidade de São Vicente fazem o convite a todos os crateuenses e simpatizantes de São Vicente de Paulo para os festejos na Capela de São Vicente, no bairro de mesmo nome, que se inicia hoje, estendendo-se até o dia 29.

Serão dez dias de festa no bairro, que é dos mais populosos e tradicionais da cidade de Crateús. A Igreja de São Vicente de Paulo faz parte da Paróquia Senhor do Bonfim.

A abertura ocorre hoje, às 6 horas, com o ofício, café comunitário e banda de música, com o tema "Maria, mãe dos sacerdotes". Às 19 horas acontece a primeira missa da festa seguida do hasteamento da bandeira. Três tríduos fazem parte dos dez dias de festa, cujo tema deste ano é "No Ano Sacerdotal, São Vicente de Paulo, um sacerdote modelo". O primeiro tríduo discorrerá sobre o Sacerdócio de Cristo, o segundo sobre o Sacerdócio dos discípulos. O último mostrará aos fiéis São Vicente de Paulo, um exemplo.

Programação

Na programação da festa religiosa, que mobiliza os moradores do Bairro São Vicente, adjacências e boa parte da própria cidade, além das celebrações, novenas e missas, acontecerá também a parte social e cultural. Barracas com comidas típicas da região e show cultural com artistas da terra animarão os fiéis todas as noites, após as missas e novenas.

"Neste período toda a comunidade participa, cada um colabora com o seu trabalho, cada Pastoral fica responsável por uma noite e as pessoas que residem nas ruas do bairro participam nas liturgias", diz Francisca Alves, conhecida como Quinquinha, moradora do bairro e ativa missionária da Igreja Católica na Diocese de Crateús. Ela acrescenta que, ao longo destes dez anos de festa, a comemoração tem crescido em oração e participação e que a Igreja têm recebido muitas melhorias, como a reforma do teto, altar, Capela do Santíssimo e confessionário. "Temos missa às quartas, sábados e domingos e trabalhamos com grupos de crianças e jovens, na catequese e para os idosos fazemos um trabalho de terapia comunitária", diz Quinquinha, referindo-se à expansão da parte espiritual na Igreja.

"A Igreja é do povo, o mérito da festa é do povo", faz questão de ressaltar o capelão da Igreja de São Vicente de Paulo desde 2001, padre Helênio Oliveira, referindo-se ao fato de que a comunidade se une, reúne e faz a festa anualmente neste período. Ele diz que apenas orienta a comunidade e organizadores, mas a ação é deles. "Atuo assim por princípio mesmo, por acreditar que quem faz a Igreja é o povo", diz sorrindo, com seu jeito sereno e brincalhão, suas maiores características, muito admiradas pelos fiéis. "E até pela idade, 81 anos não posso mais fazer muita coisa".

História

A Igreja de São Vicente foi construída em 1952, por iniciativa dos Vicentinos, sociedade leiga fundada por Frederico Ozanan, na França, que se expandiu pelo mundo inteiro. Em Crateús, segundo padre Helênio, "os vicentinos fazem parte da história da Igreja". Antônio Pierre, que era vicentino, mobilizou a Diocese e a Paróquia Senhor do Bonfim para a construção da capela. A festa começou a ser comemorada pelos vicentinos e com o tempo foi crescendo, chegando aos atuais dez dias de festa.

Serviço

"O padre deve ser servidor da comunidade, deve estar entre as pessoas e orientá-las sobre a vida
Padre Helênio Oliveira
Capelão da Igreja de São Vicente

MAIS INFORMAÇÕES
Paróquia Senhor do Bonfim
Município de Crateús
Sertão dos Inhamuns
(88) 3691.2207


Silvania Claudino
Especial para o Regional