Uma cobra jiboiia foi resgatada na porta de uma igreja no bairro Cohab II, em Sobral, pelo Corpo de Bombeiros MIlitar do Ceará (CBMCE). O animal de 2 metros estava enrolado em uma grade e foi pego após acionamento da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) de Sobral.
De acordo com o subtenente Crispim, que participou do resgate, a cobra não teve ferimentos aparentes e foi conduzida para seu habitat natural, em uma Área de Proteção Ambiental, na Serra da Meruoca.
Segundo o Corpo de Bombeiros, a jiboia ocorre de forma comum no Brasil. Trata-se de uma espécie de cobra grande, de corpo pesado e não peçonhenta encontrada no Hemisfério Ocidental, em toda a América Central e do Sul e em alguns locais ao sul da América do Norte.
Outros resgates
Em 2019, o CBMCE resgatou 3.919 animais em Fortaleza e no interior do Estado. Em 2020, o número de salvamentos aumentou para 5.217. De janeiro a outubro deste ano, já foram resgatados 5.327 animais em todo o Estado.
A guarnição que resgatou a cobra jiboia foi composta pelo: subtenente Crispim, subtenente Nixon, soldado J Edson e soldado Jozias, na viatura CDC 0001.
O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará alerta para os cuidados que se devem ter ao encontrar um animal silvestre.
"Primeiro, mantenha sempre distância do animal; não tente capturá-lo para não ferir ou machucá-lo. Em seguida, acione uma equipe do Corpo de Bombeiros para fazer o resgate, ligando o número 193. A ligação é gratuita e o serviço funciona 24 horas por dia, inclusive em fins de semana e feriados", alerta o órgão.