Iguatu. Nesta cidade, na região Centro-Sul do Estado, funciona uma das maiores fábricas de pias, tanques e lavatórios do Ceará: a Indústria de Mármore Sintético (Imasil). A unidade produz em média 500 peças por dia e gera 40 empregos diretos, comercializando os produtos para todo o Ceará, Maranhão, Minas Gerais, Bahia, Piauí e Pará. O aquecimento do mercado imobiliário contribuiu, nos últimos anos, para a expansão desse setor industrial, que se tornou bastante competitivo.
A empresa oferece três linhas de produtos: popular, luxo e premium. "A nossa missão é criar produtos inovadores e de qualidade, oferecendo aos nossos clientes preços competitivos e satisfação", afirma o diretor geral da empresa, Renato Alencar Couras. A indústria trabalha para ser a maior fornecedora de mármore sintético para o ramo da construção civil, na região Nordeste.
De acordo com dados da Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat), a venda de material de construção deve obter crescimento de 5% neste ano em comparação com 2013. A um mês para encerramento do período, a perspectiva deve ser superada.
Programas de financiamento de construção e aquisição de casa própria e a melhoria de renda dos moradores da região contribuíram para a expansão do setor da construção civil. Em todas as cidades houve ampliação de bairros, implantação de projetos de loteamento e edificações de moradias, casas, condomínios e apartamentos.
O mercado da construção civil aquecido favoreceu o setor industrial. Dezenas de unidades de produção de peças utilizadas no setor foram instaladas no Estado e outras que estavam em atividades expandiram seus negócios, gerando mais emprego e renda no segmento. Mediante esse quadro favorável, a Imasil adotou práticas empresariais modernas, visando à melhoria dos produtos, ética nas negociações, valorização dos colaboradores e parceiros e preocupação com a sustentabilidade ambiental. A unidade utiliza a sua principal matéria-prima, resina de poliéster, feita a partir de PET reciclável. São consumidas 20 toneladas do produto por mês. "Essa opção é apenas o começo do nosso compromisso com o meio ambiente", explica Renato Couras.
Familiar
A empresa foi fundada pelo casal Raimundo Wilson Couras e Eraíza Rocha Alencar, que viram no crescimento do setor a oportunidade para empreender. Começou com uma pequena produção de pias, tanques e lavatórios feitos de mármore sintético, que é um material de baixo custo e boa durabilidade. Hoje a empresa ocupa uma área de 12 mil metros quadrados e comercializa seus produtos para cerca de seis mil pontos de venda (lojas de material de construção).
Há dois anos, Renato Couras, o filho mais novo, assumiu a direção dos negócios e passou a adotar práticas empresariais obtidas em curso de MBA em Gestão de Negócios e em consultorias do Sebrae. Recentemente a empresa ampliou a frota de caminhões. Além da linha tradicional Standard (popular), a unidade passou a fabricar peças com bom acabamento, bacias em inox, granito e mármore e fixar fitas de proteção nas faces dos produtos.
Mais informações
Indústria Imasil - Iguatu
Bairro Chapada do Moura
Rodovia Iguatu-Icó - 10 Km
Fone: (88) 3581. 1272
www.imasil.com.br
Honório Barbosa
Colaborador