Imagem de Nossa Senhora Aparecida é furtada de igreja em Icó

A imagem estava na igreja desde de 2017, data das comemorações dos 300 anos da aparição da santa

Uma imagem de Nossa Senhora Aparecida, de aproximadamente 40 centímetros de altura, foi furtada na manhã desta quarta-feira (13) da Igreja de São Vicente de Paulo, localizada em Icó, no centro-sul do Estado. O desaparecimento foi notado por volta das 10h, quando o responsável por abrir e fechar a igreja todos os dias retornou ao local para ver o movimento.  

“Quando abri a igreja pela manhã a Santa estava lá, mas quando retornei, por volta das 10h, para ver como estava o movimento, já que a igreja está sempre lotada, vi que a imagem não estava mais no lugar. Ficamos tristes por conta do valor simbólico. A imagem de Nossa Senhora Aparecida não é só dos vicentinos, mas de todo o povo de Icó”, conta Rafael Silva Monte. 

Cleonice Feitosa, dona de casa, relatou a surpresa ao saber do ocorrido. “Furtos de outros objetos não é mais nenhuma surpresa, agora uma imagem religiosa, de uma igreja ser levada é surpreendente. Qual seria o fundamento que uma pessoa acharia para levar esse objeto”, indaga a moradora. 

A paróquia comunicou à Polícia Civil que está investigando o caso. “Já fizemos o B.O, o fato já foi comunicado ao Conselho Pastoral do Crato e ao pároco da cidade. Precisamos encontrar a imagem. Ela não tem valor financeiro porque é feita de material simples. É só valor religioso do povo de Deus”, explica Rafael Silva Monte. 

História

A imagem chegou à cidade há 2 anos, uma aquisição feita pela igreja em homenagem às comemorações dos 300 anos de aparição da Santa que é considerada a Padroeira do Brasil.

Em 2017 os temas de todas as festas da paróquia rondavam a temática de Nossa Senhora Aparecida. A imagem veio e ficou. A comunidade separou um local específico para colocar a imagem, que ficava ao lado de outros santos, em nichos, na lateral da igreja. Não havia nenhuma proteção ao redor dela, pois a imagem não tinha um alto valor comercial.