Festa religiosa movimenta Itapipoca

Itapipoca é só festa. A população católica do Município, distante a 133 quilômetros de Fortaleza, acompanhou, ontem, com grande entusiasmo, a programação de abertura da festa em homenagem à Nossa Senhora das Mercês, padroeira da cidade. Sob a direção do padre José Wilson, pároco da catedral, as festividades foram abertas, às 18 horas, com a adoração e bênção do Santíssimo Sacramento. Logo em seguida, devotos da santa participaram da missa em homenagem à Bíblia e do hasteamento da bandeira. A cerimônia, presidida pelo padre Afonso, da paróquia de Pentecoste, esteve sob a coordenação de membros representantes do Shalom, Nova União, Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão e Coroinhas.

“Com Maria, Mãe das Mercês, queremos seguir Jesus Cristo”, é o tema central da festa religiosa, cuja programação ficará encerrada no próximo dia 24. Durante dez dias, católicos e devotos da santa participarão de várias atividades religiosas, como novenas, missas, caminhadas e orações de louvor.

Este ano, além do padre José Wilson — vigário da Catedral —, os novenários contarão com a participação, dos vigários Ramalho, da paróquia de Apuiarés; Pascoal Osterno, de Uruburetama; José Ribamar, de Tejuçuoca; Monsenhor Edson, de Acaraú; Beto, da Catedral; Farias, de Assunção; Juvemar, de Miraíma; Oliveira, de Itarema; e Adelino, de Paraipaba.

A programação contará ainda, com as presenças de dom Benedito Francisco de Albuquerque - bispo da Diocese de Itapipoca, e de dom Adalberto Abílio Paulo da Silva, bispo Auxiliar Emérito de Fortaleza, que presidirão as duas últimas novenas da festa.

A liturgia, com início sempre a partir das 19 horas, conta com a participação de segmentos representantes da sociedade organizada, entidades filantrópicas, instituições financeiras, empresas, moradores de bairros, mototaxistas, grupos de idosos, professores, comerciantes, policiais militares, radialistas, trabalhadores rurais e membros da Igreja.

Os novenários que serão realizados na Catedral, abordam temas ligados às leituras com base no evangelho do dia.

No dia 23, último dia da festa, acontecerão novena e missa, com programação que será presidida pelo bispo dom Benedito de Albuquerque. O noitário abordará o tema “Seguir Jesus é acreditar na promessa de Deus”, com base na leitura do evangelista Lucas: 1,55 - “Conforme prometera aos nossos pais em favor de Abraão e de sua decência”.

Além das festividades religiosas, que contarão com a organização do Conselho Paroquial, políticos, profissionais dos Hospitais São Vicente de Paulo, Municipal e Vida, a população é convidada a participar do tradicional leilão, cuja renda será destinada aos benefícios da paróquia local.

No dia 24, a programação de encerramento tem início às 7 horas, com missa celebrada pelo padre Carlos Sulino, de Umirim. Já às nove horas, acontecerá uma segunda missa, que será presidida por dom Adalberto Abílio. O evento será acompanhado pelas irmãs Franciscanas Bernardinas, Vicentinas e Residência Epsicopal.

Ainda no dia 24, a partir das 16h30min, acontecerá a tradicional procissão pelas ruas principais de Itapipoca, seguida da santa missa, que será celebrada por dom Benedito. Já coordenação fica por conta da equipe de liturgia, irmãs Filhas de Santa Maria da Providência e Vocacionados. Toda a programação será transmitida pela Rádio Uirapuru de Itapipoca.

A festa em homenagem à padroeira de Itapipoca, segundo o radialista José Ivo Magalhães, é um momento especial de confraternização, onde os fiéis buscam o auxílio de Nossa Senhora das Mercês para a solução de seus problemas, e aproveitam para agradecer e pagar promessas. José Ivo, lembra que em Itapipoca, a cada ano, aumenta a fé e a crença em Nossa Senhora das Mercês, dada a esperança dos itapipoquenses na sua padroeira.