Uma semana após o último tremor de 1.8 graus na Escala Richter, registrado em Tejuçuoca, a 144km de Fortaleza, a terra voltou a tremor no interior cearense. Na noite deste domingo (23), às 21h57 o Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LabSis/UFRN), registrou um abalo sísmico de magnitude de 1.9, no município de Groaíras, na região Norte do Ceará distante 350km da capital cearense.
O Labsis, que integra um conjunto de estações da Rede Sismográfica Brasileira (RSBR), informou na manhã desta segunda-feira (24), o registro do tremor de terra à Coordenadoria Estadual de Defesa Civil. A unidade segue monitorando e divulgando as atividades sísmicas no Nordeste brasileiro em tempo real.
O último tremor de terra registrado em Groaíras ocorreu em 29 de junho passado e também teve magnitude 1.9 graus. Tremores dessa magnitude raramente são percebidos pela população e não causam dano estrutural.
Eduardo Menezes, sismólogo do Labsis observou que “o Ceará apresenta algumas áreas em atividades, que são Chorozinho, Palhano, Groaíras, Irauçuba, Sobral, Santana do Acaraú, Hidrolândia, Quixeramobim e Senador Pompeu. Nessas regiões, os tremores de terra são comuns”.
Recente
Na manhã da última segunda-feira (17), no município de Tejuçuoca, a 144 km de Fortaleza, o LabSis da UFRN registrou abalo sísmico de magnitude 1.8, que ocorreu às 6h06.
Ainda segundo as estações, último evento registrado no estado do Ceará ocorreu no dia 7 de julho, na divisa dos municípios de Chorozinho e Cascavel, e teve sua magnitude calculada em 2.5.
Nos últimos dez anos, o Ceará registrou mais de 12 mil tremores de terra, de acordo com levantamento do Labsis da UFRN.