Com 90,02% das urnas apuradas e 13.057.319 de votos válidos, Tarcísio de Freitas, do Republicanos, foi considerado reeleito para o cargo de governador de São Paulo no primeiro turno das eleições de 2026, neste domingo.
Também foi eleito como vice o engenheiro e ex-prefeito de São José dos Campos (SP), Felício Ramuth (MDB).
O militar disputou o cargo contra Fernando Haddad (PT), Vera Lúcia (PSTU), Carlos Machado (PCB), Izadora Dias (PCO), Policial Edjane (Agir) e Vivian Mendes (UP).
Quem é Tarcísio Freitas, reeleito governador em SP
Natural do Rio de Janeiro, Tarcísio Gomes de Freitas já atuou como oficial do Exército, na arma de engenharia, e se formou engenheiro civil pelo Instituto Militar de Engenharia (IME).
Deixou a carreira militar em 2008 para entrar para o funcionalismo público, no cargo de analista de finanças e controle da Controladoria-Geral da União (CGU). Em 2018, foi nomeado ministro da Infraestrutura por Bolsonaro ficando no cargo até 2022.
Tarcísio é casado com Cristiane Ferreira da Silva Freitas, de 54 anos, com quem tem dois filhos Matheus e Letícia. A primeira-dama é natural do Rio Grande do Norte e está à frente da presidência do Fundo Social de São Paulo (FUSSP).