Legislativo Judiciário Executivo

Conheça Juliana Alves, titular da nova Secretaria dos Povos Indígenas

Cacika Irê é do povo Jenipapo-Kanindé é antropóloga

Escrito por Redação ,
Juliana Alves
Legenda: Juliana Alves (PCdoB) será titular da Secretaria dos Povos Indígenas
Foto: Divulgação

Juliana Alves (PCdoB) será titular da Secretaria dos Povos Indígenas, nova pasta anunciada pelo governador eleito Camilo Santana (PT), nesta quinta-feira (29). 

Veja os secretários anunciados até agora

A possível criação de uma secretaria para os povos originários do Ceará já havia sido cogitada por Elmano. No anúncio, o governador eleitou desejou que a nova pasta seja 'repleta de conquistas'.

Cacika Irê do povo Jenipapo-Kanindé, Juliana é professora indígena, licenciada em Educação Indígena e mestra em Antropologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). 

Juliana se candidatou a deputada estadual neste ano, mas não foi eleita, recebendo 5.709 votos. A futura secretária tem forte participação na mobilização pelos povos indígenas.

A cacika é cofundadora da Articulação Nacional das Mulheres Indígenas Guerreiras da Ancestralidade (Anmiga) e vice-coordenadora da Articulação das Mulheres Indígenas do Ceará (Amice).

Veja também

Juliana é filha da Cacika Pequena, considerada a primeira mulher a ser cacique no Brasil. Nos povos indígenas, cacique é o responsável pela liderança e comando. 

Em comunicado nas redes sociais, a nova titular agradeceu à confiança de todo o movimento indígena. Ela apontou que a criação da secretaria representa reparação histórica para todo movimento indígena.