A executiva do PT Fortaleza estabeleceu, na noite desta quarta-feira (6), o dia 21 de abril como prazo-limite para a definição do nome que irá encabeçar a chapa da sigla na disputa pela Prefeitura de Fortaleza. Até o momento, não há consenso na legenda sobre um dos cinco pré-candidatos. Caso esse cenário não mude, no próximo dia 13 de março haverá uma reunião do diretório para definir o método a ser empregado para apontar um candidato.
De acordo com o presidente municipal do partido, o deputado estadual em exercício Guilherme Sampaio (PT), a decisão da executiva sobre o calendário foi unânime.
“No dia 13 de março vamos reunir o diretório para deliberar sobre a forma de escolha do candidato ou da candidata. Também aprovamos dois calendários, um para o caso de prévias e outro para o caso de encontros”, disse.
O PT tem cinco pré-candidatos ao Paço Municipal. São eles: a deputada estadual Larissa Gaspar; o deputado estadual em exercício e presidente municipal do PT, Guilherme Sampaio; o assessor especial do Governo do Ceará, Artur Bruno; a deputada federal e ex-prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins; e o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), Evandro Leitão. Estes dois últimos têm protagonizado disputa interna mais acirrada na sigla.
“Até 21 de abril estará tudo resolvido”
Confira o calendário:
- Encontro
27 de março — Inscrição das chapas de delegados;
7 de abril — Votação dos filiados para a escolha dos delegados
21 de abril — Encontro dos delegados para fazer a definição
- Prévias
25 de março — Inscrição das chapas
7 de abril — Primeiro turno
21 de abril — Segundo turno
No caso do encontro, a escolha será feita por meio da votação de delegados do partido. O tamanho desse colegiado também será definido no próximo dia 13 de março — caso esse seja o método escolhido. O número mínimo de delegados é de 184.
Já sendo prévias, todos os filiados da legenda até 8 de julho de 2023 têm direito a votar.