Mais da metade da bancada de deputados federais do Ceará assinou a PEC que busca estabelecer o fim da escala 6x1 no regime trabalhista brasileiro. Dos 22 deputados, 14 já se posicionaram a favor da tramitação da medida.
O projeto foi iniciado pela deputada federal Erika Hilton (Psol-SP), que formalizou a iniciativa do Movimento Vida Além do Trabalho (VAT), do vereador eleito carioca Rick Azevedo (PSOL), na Câmara dos Deputados. Todavia, a parlamentar precisava da assinatura de, ao menos, 171 deputados federais para que a medida fosse protocolada na Casa.
Com a repercussão do assunto e cobrança de trabalhadores pela discussão da pauta e fim da escala 6x1, a medida alcançou 194 assinaturas de parlamentares de todo o Brasil na manhã desta quarta-feira (13), conforme constava no sistema interno da Câmara. A lista com os nomes dos deputados signatários da PEC foi divulgada pelo Estadão.
Confira abaixo os cearenses que assinam a medida:
- Luizianne Lins (PT)
- José Guimarães (PT)
- José Airton Cirilo (PT)
- André Figueiredo (PDT)
- Idilvan Alencar (PDT)
- Eduardo Bismarck (PDT)
- Mauro Filho (PDT)
- Célio Studart (PSD)
- Domingos Neto (PSD)
- Moses Rodrigues (União)
- Fernanda Pessoa (União)
- Dayanny Bittencourt (União)
- Danilo Forte (União)*
- Eunício Oliveira (MDB)*
*Os nomes dos deputados Danilo Forte e Eunício Oliveira não constavam na lista divulgada pela manhã, mas os parlamentares publicaram nas redes sociais, nesta quarta-feira (13), que assinaram a PEC. Como o sistema é online, eles podem ter assinado após a divulgação desse balanço. A reportagem os contatou para saber se foi o caso. Na ocasião, Eunício disse: "Assinei e preparei emenda" para reduzir para 5x2. Já Danilo informou que "já está na lista".
Quem não assinou
- AJ Albuquerque (PP)
- Dr. Jaziel (PL)
- Matheus Noronha (PL)
- Dra. Mayra Pinheiro (PL) - suplente em exercício
- Tadeu Oliveira (PL) - suplente em exercício
- Luiz Gastão (PSD)
- Robério Monteiro (PDT)
- Yury do Paredão (MDB)