O diretório do PT de Icó repudiou o anúncio de filiação da prefeita da cidade, Laís Nunes, pela Executiva do PT Ceará. O colegiado municipal negou que tenha sido consultado sobre a adesão da mandatária. Na última quinta-feira (15), o PT Ceará aprovou oficialmente a adesão da política à sigla.
Em nota pública, os petistas de Icó alegam que a "gestão Laís Nunes não tem nada a ver com o jeito PT de governar, pois suas ações não coadunam com os ideais do partido, distanciando-se dos princípios voltados para a luta dos trabalhadores e a conquista dos seus direitos".
O grupo reafirma a histórica posição de oposição à gestão de Laís e lista supostas ações tomadas pela mandatária.
"Repudiamos veementemente a filiação da prefeita e de qualquer outro membro do grupo da família Nunes no Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores de Icó. Não obstante, entendemos que o apoio político/administrativo do grupo da prefeita aos governos do Estado e do Brasil independe da sua filiação ao PT, tendo à sua disposição vários partidos que compõem a base do governo Elmano e Lula e sob o domínio do seu grupo político no município de Icó", acrescenta.
"E, caso ocorra a confirmação da filiação perante o diretório estadual, informamos que iremos recorrer ao diretório nacional do partido dos trabalhadores. Por estas e outras razões, informamos que o Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores em Icó-CE segue firme na oposição e com projeto de candidatura própria ao executivo municipal", finaliza a nota.
A reportagem procurou a assessoria jurídica da prefeita, que disse que as discussões sobre filiação da gestora ao PT se iniciaram há mais de um ano, inclusive, "com convite público do diretório estadual". Em nota, a gestão acrescenta, ainda, que o PT de Icó prefere "estar alinhado com a ultradireita bolsonarista".
"A prefeita Laís Nunes sempre votou com as frentes progressistas, e a sua gestão sempre foi pautada pelo diálogo plural, onde todas as representações populares sempre foram ouvidas. É lamentável que o PT de Icó prefira, como sempre nas últimas décadas, estar alinhado com a ultradireita e com os bolsonaristas locais", frisou.
Procurado, o presidente do diretório estadual do PT, Antônio Filho, o Conin, afirmou que fez o convite à gestora se filiar a legenda sob autorização de uma "votação unânime na Executiva Estadual". Ele ressaltou ainda que, em várias oportunidades, conversou com dirigentes do PT de Icó, que "sempre se mostraram abertos ao diálogo sobre essa questão", e que surpreende a nota assinada pelo presidente Cleudiberto.
"Nos surpreende a nota assinada pelo presidente Cleudiberto por se tratar de um dos dirigentes locais, com os quais conversamos várias vezes. A gestão da prefeita Laís tem promovido importantes avanços no desenvolvimento do Icó, inclusive com muitos investimentos realizados em parceria com o Governo do Estado na gestão do PT. A filiação está confirmada, sem prejuízo de continuarmos dialogando com os companheiros que eventualmente ainda não tenham assimilado a decisão da direção estadual"