O candidato a prefeito de Fortaleza Capitão Wagner (União Brasil) chegou ao local de votação, no colégio Maximus, no bairro Parquelândia, em Fortaleza, por volta das 10h deste domingo (6).
Acompanhado da companheira de chapa Edilene Santos, do deputado federal Danilo Forte e da candidata a vereadora Kamila Cardoso, Wagner destacou a quantidade de eleitores indecisos, afirmou acreditar na vitória e também reconheceu que "se excedeu" em alguns momentos da campanha. O ex-governador do Ceará Lúcio Alcântara também prestou apoio a Wagner no colégio eleitoral.
Ataques
"Eu sempre fui atacado em toda campanha, mas dessa vez fui atacado de um lado, de outro e a gente teve que ter sabedoria, paciência e entender que no processo desse de uma disputa extremamente disputada, os ânimos iriam se acirrar. Tive a humildade também de determinado momento reconhecer que alguns momentos a gente se excedeu", disse Wagner.
"Espero aí que mais tarde a gente possa estar comemorando a vitória e ter uma estratégia diferente do segundo turno. Quando é tete a tete, quando é projeto comparado com o projeto, fica muito mais fácil decidir qual é o melhor", completou.
Indecisos
Sobre a expectativa para o segundo turno, o candidato do União Brasil disse que pretende conquistar os eleitores indecisos. "A expectativa muito boa, a gente está muito feliz, a gente tem visto um movimento muito bacana na cidade, desde ontem a gente vê a quantidade de indecisos muito forte, eu acredito que mais tarde a gente vai estar comemorando a vitória, porque o eleitor fortalezense é muito inteligente, ele sabe que a gente tem o melhor plano de governo, as melhores propostas e que eu estou maduro e preparado para governar a cidade", destacou.
Fazendo um balanço da campanha, Wagner considerou o pleito na Capital muito acirrado. "Como a gente já imaginava no início da campanha, quatro candidaturas bem fortes, a gente respeita todas as outras, mas a gente tem a convicção de que a nossa é a melhor, que melhor se apresentou para a cidade e a que vai estar mais tarde comemorando é a passagem para o segundo tempo", afirmou.
Eleições 2024
O 1º turno das Eleições Municipais de 2024 acontece neste domingo (6) em todo o País. Mais de 156 milhões de brasileiros estarão aptos para votar nos seus representantes para as prefeituras e câmaras municipais para os próximos quatro anos.
A votação do pleito seguirá o horário de Brasília, com início às 8h e término às 17h. Porém, por conta do fuso horário, as seções eleitorais de Rondônia, de Mato Grosso, de Mato Grosso do Sul e de Roraima abrirão às 7h pelo horário local. Algumas seções também seguirão o horário do Acre, que marca o início da votação para às 6h.
A partir das 17h, as seções eleitorais serão encerradas para o início da contabilidade e apuração dos votos. Os resultados, incluindo os votos em branco, os nulos e as abstenções, serão transmitidos até o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) através de boletins auditáveis.
O que pode e o que não pode no dia da votação?
No dia da votação, será permitido se manifestar através de bandeiras, broches e adesivos de maneira individual, sem pedir votos a terceiros. Será possível votar em qualquer traje, mas roupas de banho devem ser evitadas. Será possível também levar uma “cola” com os números dos candidatos para a cabine de votação. Pessoas com deficiência poderão acessar a cabine com o auxílio de um acompanhante.
Já o que está proibido para este domingo são manifestações de pessoas organizadas portando quaisquer insígnias que identifiquem candidata ou candidato, partido, coligação ou federação. Entrar na cabine com celular, aparelhos de áudio ou máquinas fotográficas também está proibido.
O porte de armas de fogo também está estritamente proibido na votação. A exceção será apenas o momento em que agentes de segurança em atividade geral de policiamento no dia das eleições forem votar.
Como se identificar no dia da votação?
Para votar, é necessário que o eleitor se apresente na seção eleitoral portando um documento oficial com foto. Não será necessário levar o título de eleitor, porém, é através dele que o cidadão encontra a zona e a seção eleitoral em que deve votar.
As opções aceitas de documentos para votar são:
- Carteira de identidade (Registro Geral ou RG) ou a identidade social (no caso de pessoas trans e travestis);
- Passaporte;
- Certificado de reservista (para homens que prestaram serviços militares na reserva);
- Carteira de trabalho ou de categoria profissional reconhecida por lei;
- Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
O eleitor também poderá se identificar na seção com o aplicativo e-Título, desde que tenha foto e cadastro das impressões digitais na Justiça Eleitoral. O aplicativo funciona como uma via digital do título de eleitor. O download foi liberado somente até esse sábado (5).
O eleitor também pode saber seu local de votação através do WhatsApp automatizado do TSE. Para ter acesso à informação, basta mandar uma mensagem para o número (61) 9637-1078 e marcar a opção “6”.