Ao vivo: CPI das Associações Militares na AL-CE recebe ex-tesoureiros da APS nesta terça (19)

Rêmulo Silva chegou a pedir demissão do cargo de tesoureiro à época do motim de policiais militares no Ceará, em 2020

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Associações Militares recebe nesta terça-feira (19), na Assembleia Legislativa do Ceará (AL-CE), o ex-tesoureiro da Associação dos Profissionais de Segurança (APS), o sargento Rêmulo Silva, e seu sucessor no cargo, o soldado Elton Regis do Nascimento. Os convidados são o terceiro e o quarto a depor, respectivamente. 

Antes deles, foram interrogados o vereador e ex-presidente da APS, Sargento Reginauro (União Brasil), e o atual presidente da instituição, Cleyber Araújo.  

A CPI investiga, desde o ano passado, a suposta participação de entidades como a APS no motim de policiais militares que aconteceu em fevereiro de 2020 no Estado.

Quem é Rêmulo Silva? 


Ele era responsável pelas finanças da APS em 2020. Contudo, conforme investigação feita pela CPI, chegou a renunciar ao cargo de tesoureiro, à época, por divergências internas. 

Na sessão desta terça (19), Rêmulo deve ser submetido a uma série de questões sobre as movimentações financeiras da associação, incluindo os saques em espécie na ‘boca do caixa’ às vésperas do motim, que levantam a suspeita de financiamento do ato por parte da APS. 

Quem é Elton Regis?


Ele foi sucessor de Rêmulo no cargo de tesoureiro da APS. À CPI, nesta terça (19), afirmou que atuou no cargo de março a outubro de 2021. Acredita que foi afastado da diretoria por criticar o presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), o que desagrada a maior parte dos associados.