PT e PDT entram em fase decisiva da articulação para as eleições

Os pedetistas encerram nesta quinta-feira (27) a série de lives com pré-candidatos, mas ainda sem definição. No PT, Luizianne Lins e Nelson Martins se reuniram com o governador Camilo Santana, que ainda busca aproximar as duas siglas

Escrito por Redação ,
Legenda: Vitor Valim e Elmano de Freiras serão adversários em Caucaia. Além deles, outros deputados são pré-candidatos
Foto: José Leomar

Dois dos principais partidos na disputa pela Prefeitura de Fortaleza, PT e PDT entram em momento decisivo no cenário pré-eleitoral, três dias antes do início do prazo para o início das convenções partidárias. Há várias articulações em curso, o que deixa a sucessão na Capital ainda indefinida do ponto de vista das alianças eleitorais.

Os pedetistas encerraram, nesta quinta-feira (27), a série de 'lives' com debates entre os cinco pré-candidatos. Entretanto, o impasse interno continua após os eventos virtuais. Nenhum dos pré-candidatos teve grande destaque e as lideranças do partido terão que fazer a definição e ouvir os aliados.

No PT o dia também foi agitado. O governador Camilo Santana recebeu a deputada federal Luizianne Lins, pré-candidata do partido na Capital, e o ex-secretário Nelson Martins. Camilo tenta pavimentar uma estrada de aproximação entre as duas principais legendas de sua base de apoio, diante das divergências locais - e nacionais - entre petistas e pedetistas.

O governador tenta articular uma aliança já no primeiro turno, mas diante do cenário conturbado trabalha com outras cartas na manga. Ele quer, pelo menos, evitar um clima beligerante entre ambos na disputa da Capital. No petismo, também há certeza de novos encontros para tratar do assunto.

O ex-assessor de Relações Institucionais do Palácio da Abolição, Nelson Martins, desconversa sobre a possibilidade de uma candidatura sua, mas reconhece o início dos diálogos entre o governador e o partido. "Ainda é uma conversa inicial. A pré-candidata do PT é a Luizianne. O governador quer a sua base de apoio unida. E o trabalho é neste sentido", destaca.

Para ele, PT e PDT deveriam sair juntos por conta dos projetos e da proximidade ideológica, mas reconhece que isso vai depender dos entendimentos. "Na minha opinião, tinha que haver aliança já no primeiro turno. Você sabe minha posição. Vamos conversar...".

Movimento no interior

À medida que se aproxima o período de convenções para definição das candidaturas, deputados estaduais vão se posicionando no cenário político e demarcando território nas disputas municipais. Este tem sido o assunto nos bastidores da Assembleia Legislativa. Ontem, na sessão, a reunião entre o governador e os líderes petistas era um dos assuntos mais comentados.

Na Casa, pelo menos, 12 parlamentares confirmam que vão concorrer às prefeituras em novembro. Evidentemente, o tema do semestre no Legislativo Estadual será eleições municipais.

Diante das disputas paroquiais, algumas das quais já chegaram ao plenário, o presidente José Sarto (PDT) reuniu o líderes na última terça-feira (25) para, dentre outras pautas, tratar da necessidade de respeito entre os parlamentares - a conversa tinha relação com as disputas municipais, o caso da suspensão do deputado André Fernandes (Republicamos) e os outros que estão no Conselho de Ética da Casa. No dia da votação, em tom duro com os colegas, Sarto declarou que a Assembleia "não é casa da Mãe Joana" e que deveria haver respeito ao Parlamento e aos eleitores.

Candidaturas

Ainda há impasses sobre candidaturas de parlamentares em alguns municípios. Entretanto, o cenário vai ficando mais claro. Por exemplo, em Iguatu, reduto eleitoral da família Sobreira, a dúvida era se o deputado estadual Marcos Sobreira (PDT) ou a mãe, a ex-deputada estadual Mirian Sobreira (PT), concorreriam à Prefeitura. Nos últimos dias, o grupo decidiu por Marcos Sobreira. Lá, haverá confronto entre dois deputados da base, pois Agenor Neto (MDB), que já foi prefeito da cidade, é pré-candidato. Marcos também já foi vice-prefeito de Iguatu.

Mais perto de Fortaleza, Horizonte também terá parlamentar na disputa: Nezinho Farias (PDT) decidiu entrar na cena eleitoral. Ele já foi prefeito por três mandatos. Antes de Nezinho bater o martelo, ele cotava a esposa, Jô Farias (PSB), para o cargo. O atual prefeito da cidade, Chico César, desistiu de tentar a reeleição e de indicar um aliado.

Em Caucaia, dois deputados estão certos na disputa: Elmano de Freitas (PT) e Vitor Valim (Pros), em lados diferentes. Elmano está nas tratativas com outros partidos no município, em busca de aliança. O PSB estava praticamente certo no seu arco de aliança, mas apresenta resistência a nível nacional de fechar chapas com o PT.

Enquanto isso, Elmano tenta aliança com outros partidos, assim como Valim, que já consolidou aliança com o Republicanos, PSC, PL e PTC. Os dois tentam trazer para suas chapas o apoio da pré-candidata Natecia Campos (PP), ex-presidente da Câmara.

O deputado Carlos Felipe (PCdoB) também cogita disputar a Prefeitura de Crateús, se não for a esposa dele a candidata. Lá, o grupo do parlamentar, que é apoiado pelo PSD, presidido por Domingos Filho, deve disputar com o atual prefeito, que é apoiado pelo governador Camilo Santana.

Só na capital cearense, Heitor Férrer (SD), José Sarto e Salmito Filho, ambos do PDT, e Renato Roseno (Psol) também são pré-candidatos ao Executivo Municipal.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados