No Ceará, 209 candidatos não tiveram votos no primeiro turno

Em todo o Estado, 83 municípios possuem pelo menos um candidato que não recebeu votos no dia 15 de novembro

Escrito por Redação ,
Esta é uma imagem da urna
Legenda: Nestas eleições municipais, não faltaram indicativos de deturpação - ou, no mínimo, subaproveitamento - de instrumentos que poderiam ser mais benéficos ao sistema eleitoral brasileiro
Foto: Fabiane de Paula

Em todo Ceará, 209 candidatos tiveram votação zerada nas urnas no dia 15 de novembro, de acordo com informações retiradas do site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O cenário indica que nem os próprios candidatos aptos dedicaram voto às suas campanhas. Maranguape (20), Caucaia (13), Fortaleza (8) e Aquiraz (8), na Região Metropolitana, são os municípios com mais postulantes sem voto.

Veja também

Desses candidatos, apenas um concorria a uma prefeitura. A candidatura de José Gerardo Rodrigues (PTC), em Guaiúba, encontra-se como “indeferida com recurso” no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Apesar da situação, os votos recebidos pelo candidato são divulgados ao eleitor para garantir "maior transparência", segundo a Justiça Eleitoral. A mudança em relação a 2018 está regulamentada na Resolução 23.611/2019.

Os demais postulantes disputavam uma vaga nas Câmaras Municipais: 83 cidades do Ceará possuem pelo menos um candidato zerado nas urnas.

Dos 208 candidatos à vereança que zeraram, 23 estão com a situação semelhante à de Gerardo Rodrigues e estão com as candidaturas classificadas como "indeferidas com recurso” no TSE. Dois postulantes encontram-se com as candidaturas “deferidas com recurso”, enquanto 183 estavam aptos e deferidos ao cargo. 

Nos municípios com mais candidatos sem votos, Caucaia possui sete candidatos com a situação na Justiça Eleitoral classificada como “indeferida com recurso”, enquanto em Maranguape, Fortaleza e Aquiraz, todos os postulantes estavam quites com o TSE.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados