No Ceará, 209 candidatos não tiveram votos no primeiro turno
Em todo o Estado, 83 municípios possuem pelo menos um candidato que não recebeu votos no dia 15 de novembro
Em todo Ceará, 209 candidatos tiveram votação zerada nas urnas no dia 15 de novembro, de acordo com informações retiradas do site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O cenário indica que nem os próprios candidatos aptos dedicaram voto às suas campanhas. Maranguape (20), Caucaia (13), Fortaleza (8) e Aquiraz (8), na Região Metropolitana, são os municípios com mais postulantes sem voto.
Veja também
Desses candidatos, apenas um concorria a uma prefeitura. A candidatura de José Gerardo Rodrigues (PTC), em Guaiúba, encontra-se como “indeferida com recurso” no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Apesar da situação, os votos recebidos pelo candidato são divulgados ao eleitor para garantir "maior transparência", segundo a Justiça Eleitoral. A mudança em relação a 2018 está regulamentada na Resolução 23.611/2019.
Os demais postulantes disputavam uma vaga nas Câmaras Municipais: 83 cidades do Ceará possuem pelo menos um candidato zerado nas urnas.
Dos 208 candidatos à vereança que zeraram, 23 estão com a situação semelhante à de Gerardo Rodrigues e estão com as candidaturas classificadas como "indeferidas com recurso” no TSE. Dois postulantes encontram-se com as candidaturas “deferidas com recurso”, enquanto 183 estavam aptos e deferidos ao cargo.
Nos municípios com mais candidatos sem votos, Caucaia possui sete candidatos com a situação na Justiça Eleitoral classificada como “indeferida com recurso”, enquanto em Maranguape, Fortaleza e Aquiraz, todos os postulantes estavam quites com o TSE.